sexta-feira, dezembro 30, 2005

2005 já era!

É óbvio que minha memória não é das melhores, quem me conhece sabe. Bom eu vou tentando traçar uma linha do tempo, mas a real é que esse tal balanço do ano pra mim é balela...

Janeiro, esquisito e com mudanças, ansiedade renovada, assumo um novo estado civil e firmo a idéia de construir uma nova vida a 120 km da família trapo. No quadro de ídolos, eis que deixa este mundo cruel um dos melhores sambistas da história do Brasil, no dia dezessete nos despedimos de Bezerra da Silva. No Iraque havia um brasileiro mantido como refém dos rebeldes que não mede esforços para não entregar de direito a sua nação para o MAL.

No dia vinte do mesmo mês meus nervos ficam à flor da pele, o maldito súdito de Lúcifer inicia o seu segundo mandato de dono do mundo, George W. Bush, por mais 4 anos, realmente temo o futuro.

Na minha cidade natal o todo poderoso do PSDB toma posse como prefeito da maior arrecadação tributária municipal do país, povo derrotado e esperança renovada pois, na pior das hipóteses podemos sonhar com uma aliança do governo do estado com o prefeitura da capital, basta saber se as promessas de campanha serão cobradas pela sociedade, nem entro no mérito do cumprimento delas.

Mês de fevereiro, carnaval, tempestades e mais uma vez com um salarico bem curto, afinal neste sistema servil feriado não é motivo de felicidade.

Ainda lembro cada palavra que troquei pela ultima vez que conversei com meu Pai por mais de 10 minutos, ele fazia aniversário. Saudades, pai!
Um foda-se para o mundo se dá com o casamento milionário e suspeito dos astros Ronaldo e Cicarelli, a miséria e ignorância perdem mais uma vez o espaço nos noticiários. E é por essas e outras que a miséria e podridão que tomam conta a Amazônia não recebem a devida atenção e a Irmã Doroty recebe um monte de chumbo na cara, um mero comentário, o Chico Mendes do século vinte e um era gringo e usava saia. Se eu fosse seguir a lógica comentaria a premiação do Oscar, apenas abro este parêntesis pra dizer: foda-se, não serve pra nada.

Em março se não bastasse suas próprias águas pra espalhar o medo nos famigerados que não vivem na zona sul, na baixada fluminense um bando de PM atira a esmo e espalha o terror matando 30 inocentes, enquanto isso Terri Schiavo coloca em pauta para o mundo a questão da eutanásia.

A Dona Benta, ou melhor, a atriz Zilka Salaberry falece, enquanto nosso país padece. Eu começo a planejar a conquista de meus sonhos, humildade, coragem e fé

Abril é o mês da morte do papa e da eleição do sucessor, um ex-SS de Hitler, linha dura e que condena o homossexualismo e passa panos quentes pros pedófilos.
Eu e minha amada demos um passo bem grande, seremos mais um dos milhares do “beneficiários” do financiamento fiduciário oferecido pela CEF, com uns jurinhos bem gordos, um teto meu Deus, um teto.

O mês das noivas, começa com um feriado, e uma semana depois eu saio da faixa etária duvidosa no dia das mães, eis que família trapo começava a ruir...

Começam as denuncias sobre as pilantragens nos Correios, agora o circo está montado, será transmitido diariamente à todos os brasileiros pelo Império Global, onde isso vai acabar? Ninguém sabe, mas a minha pode ser meia baiana com bastante pimenta e meia quatro queijos. Pra beber? Qualquer cerveja, de preferência alguma marca do cartel AMBEV, não curto aquela da família metralha, nem nova nem velha. Nem vou comentar o falecimento de ninguém neste mês, isso não é um obituário!

Não disse que o circo pegou fogo, em Junho o Xerife do PT deixa o governo, desta vez não tem como fazer plástica e voltar na miúda. Afinal é nesta época do ano que o Alexandre Pires da câmara dos deputados resolve cantar aos quatro cantos da mída uma música chamada MENSALÃO.

Mas a copa das confederações garante o circo... Já o pão, sei não....

Os malucos, terroristas não sabem brincar, e Sr. Blair descobre como se sentem os iraquianos, Londres é atacada, mas quem recebe o troco é o Brasileiro Jean Charles de Menezes... acho que a ROTA forneceu algum tipo de treinamento pra policia Londrina e sabe como é, Inglês é muito dedicado e eficiente.
Ainda em Julho, a construção do meu teto termina, agora começa a dor de cabeça que todo pobre tem que passar pra conseguir um financiamento na CEF. Meu afilhado faz 5 anos e desconfia do Batman contratado para animar sua festinha, à quem vocês pensam que enganam, hein?!

Eis que a casa cai pra um larápio sem-vergonha, sem comentários, muita decepção, mas em compensação vem ao mundo a Lívia, minha sobrinha linda, dona de um sorriso fantástico.

O mês de agosto começa muito mal, aconteceu tudo muito rápido e o meu “primeiro” herói é sepultado em Diadema, mas a bondade de Deus coloca a saudade no meu colo sem o ônus das más lembranças. Meu coroa me ensinou muitas coisas, e nem sempre com bons exemplos, mas sou da opinião dele, se fosse pra ser ladrão, queria ser um dos caras que saquearam quase R$ 165 milhões do caixa-forte da agência do Banco Central de Fortaleza através de um túnel. Pra completar as tristezas do mês até o Francisco Milani e seu humor saem de cena pra sempre. De resto, não tive cabeça pra mais nada.

No mês seguinte, uma tal de RITA resolve mostrar como funciona o American Way Of Life, parece que o KATRINA foi o primeiro tapa de Deus. Mas é a negrada que recebe uma série de ombradas do governo do MAL enquanto o pau come e o berço do JAZZ é dizimado pelos furacões.

Por aqui, a família Maluf toma um susto, mas foi só um susto. Corrupção é bobagem, mas no futebol não vale, sacanagem. Em quanto isso o super bobo da corte renuncia engolindo a própria língua, morra SEVERINO filho da puta.

Seguindo o obituário, o Hendrix brazuca, Helena Meirelles, morre aos 81 anos. E daí?? ela não rebolava na frente da câmera, paciência... ninguém conhecia mesmo.
Por um pouquinho de confetes um bispo resolve fazer greve de fome em Cabroró na Bahia, eu suspeoto que o coroinha meteu um chifre nele, mas ele jura que a parada é com o projeto de transposição das águas do Chicão.

Se eu ainda alimentasse algum sentimento pela F-1 eu comentaria sobre o título do Espanhol, mas deixa pra lá!

No mês de aniversário da minha mãe tive que ir pra Sampa votar no tal do referendo, baita palhaçada! Mais um lição pro povão, os tópicos da aula eram, hipocrisia, demagogia e má interpretação da palavra democracia.

E a polícia carioca que não usa estilingue, mandou o Bem-Te-Vi pra casa do chapéu, a Rocinha foi tomada... Enquanto isso, eu e a Janaina piramos com a demora para pegarmos a chave da nossa casinha.


Chegou novembro, de posse da chave da nossa casinha, começam as obras de acabamento, isso mesmo, pra acabar com qualquer orçamento.

O xerife do PT roda bonito, seus direitos políticos serão caducados (cassados até que ele morra). O super poderoso Ronaldinho é novamente o melhor do mundo, até que enfim notícia boa. Mas o que não dá pra acreditar é que o Windows ta fazendo 20 anos, puta que o pariu, vaso ruim não quebra!

Conseguiram fazer o primeiro transplante de rosto, agora as dondocas podem sonhar em ser bonitinhas, mas o transplante de cérebro ainda vai demorar... nào adianta esperar.
O peso da responsa ferra com a Daiane dos Santos de novo, demérito algum, continuo fã dessa menina.
O medo toma conta, um coletivo que levava civis pra casa é queimado com passageiros e tudo no Rio de Janeiro, no dia seguinte aparece o reflexo do estado paralelo, os responsáveis foram executados, adivinhe por quem? Piada!



Os sininhos começam a badalar, eis o momento fundamental para o capitalismo, dezembro chegou! Meu tricolor é tri campeão mundial, Pearl Jam vem para o Brasil e eu não posso ver, santo capitalismo!

Saddan vai para o banco dos réus, quem vai julgar?! Creio que os mesmo que sentaram o aço num coitado em MIAMI, bomb é bomb e pump é pump, já conheço essa história, hehe. Pra fechar com chave de ouro, o congresso mete mais 100 milhões de reais no bolso, demagogos recusam a bagatela, o orçamento do ano que vem não é definido por que? ah sei lá! Foda-se o país, não é à toa que utilizo o sinônimo BRASIL pra qualquer bagunça que vejo.

Meus amigos secretos foram legais, um me presenteou com aquilo que eu queria, o outro me deu um utensílio muito interessante, ponderou as minhas inclinações ambientalistas com o meu alto consumo de cerveja, na casa nova eu lhes mostro.

Ano que vem?? Bom, ano que vem que venha, a fé é a mesma, a coragem também, com muitas dividas e duvidas, mas não vou nunca contar com essa tal ajuda da UNESCO.

Muita fé e coragem pra 2006.


Voltar à página incial

terça-feira, dezembro 13, 2005

Padrão Corporativo

Como em toda transnacional, os padrões e procedimentos são essenciais para a sobrevivência, outro item importante para a sobrevivência é o arroxo salarial como forma de compensação das altissímas cargas tributárias trabalhistas no nosso Brasil baronil.

Num passado não muito remoto, em 1966 em pleno regime Vargas, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço foi anunciado como um ganho trabalhista à pretexto de corrigir uma lei de 1940 que garantia estabilidade a trabalhadores com mais de 10 anos com o mesmo empregador.
O objetivo era fazer com que o trabalhador recebesse este fundo quando de uma demissão sem justa causa. No ínicio, isso se dava de forma facultativa por parte do empregado, mas a medida que o dirigentes do país vislumbraram a possibilidade de se arrecadar muito dinheiro para a manutenção da maquina pública, a obrigatoriedade se fez necessária. O resto não preciso nem citar.
Outros "direitos" como a previdência, férias, décimo terceiro salário, seguro desemprego e outras garantias legais da consolidação das leis trabalhistas estão sendo completamente ignorados pelas empresas de todos os portes no país.

A cada dia nos deparamos com novas formas absurdas de contratação, desconsiderando-se a postura política do brasileiro, somos cada vez mais roubados tanto pelo Estado com sua carga tributária que exige medidas infames por parte dos empregadores.

Entre as formas mais comuns de contratações arbitrárias praticadas no mercado, citarei somente três:

Profissional terceirizado, tratado como "recurso", comparado a uma máquina de café dentro das companhias, de forma a garantir que tal posto de trabalho nunca fique desocupado. O interessante é que os terceirizados são subcontratados por pequenas empresas, que em sua grande maioria já possui um acordo comercial de prestação de serviços com a contratante (ex-diretores e ex-gerentes), que ganham muito dinheiro fazendo tal intermédio.

Outro tipo de contratação, também terceirizada, é a subcontratação de profissionais "autonômos" como Pessoa Jurídica, onde o trabalhador recebe um valor predeterminado mensal, ou, majoritariamente, através de faturamento de horas trabalhadas no mês. Este tipo de contratação exige sempre que o trabalhador abra uma empresa e arque com os custos e tributos desta, sendo que na maioria das vezes é exigida a abertura de tal empresa como Sociedade Limitada de forma a tentar descaracterizar o vínculo empregatício.

O mais recente e abusivo método é a contratação de terceiros com a tal de "quota salário", esta por sua vez, contrata o funcionário com um terço do salário e o restante é pago "por fora" como premiação ou benefício não sendo sujeito às tributações trabalhistas.

Fica muito mais fácil entender por que as empresas somente contratam funcionários diretamente quando se justifica uma necessidade de negócio ou o cargo é estratégico. Também é importante lembrar que tais salários aplicados, muitas vezes estão aquém do praticado no mercado ou determinado pelas entidades que representam a categoria.

Tais manobras pra burlar o fisco trabalhista são praticadas devido as altas taxas de desemprego, vista grossa do governo e instituições sindicais, redução de custos operacionais e trabalhistas para as empresas.

De acordo com os padrões, o terceirizado é sempre um profissional sem visibilidade, com competência subjulgada, com ganhos diferenciados e sujeito a todo e qualquer tipo de humilhação para garantir o seu próprio pão, e claro, estes padrões definem também a batata quente chamada responsabilidade, onde a empresa transfere a responsabilidade ao intermediário e vice-versa, deixando sempre os trabalhadores sem nenhum suporte quando necessitam reinvindicar alguma melhoria na sua condição de trabalho.

Os profissionais subcontratados, embora obedeçam as mesmas regras, se reportem aos mesmos superiores, e trabalhem sem férias ou qualqueis direitos trabalhistas, estes ficam segregados de todo e qualquer evento promovido pelas empresas.

Eis outro grande ganho para o empregador, a segregação dos subcontratados, onde as festas e brindes de finais de ano, na maioria das empresas que realizam tais práticas contratuais, são exclusivos para funcionários regularmente contratados no regime CLT, à proposito de ser estes apenas os que merecem as devidas considerações por parte da empresa.

Eis o novo padrão, o arrouxo salarial default (existe até tabelinha de cálculo).

Solução?? Vergonha na cara!!!!

Voltar à página incial