terça-feira, maio 06, 2008

Viajada Cultural Sampa 2008

Não pude ir à virada cultural este ano, mas algo chamou atenção na programação.
Cadê o RAP tiu?! Cadê os manos?!
Fecharam o esquema na gaiola do Pq. Dom Pedro. Fora do perimetro das outras atividades, colado no Rio Tamandoateí. Pra chegar lá tinha que ser guerreiro.
Isso pra mim tem nome: Segregação Social.
Ingênuos e coitados, é assim que me dirijo a tal Secretaria de Cultura da Cidade que se diz pólo cultural do país.
Ingênuos por que pensam que HIPHOP é estilo musical.
Ingênuos por que pensam que as manifestações culturais da plebe ainda precisam de "licença" da elite pra se manifestar. Talvez no quintal da elite sim, mas aí é outra idéia pra discutir.
Ingênuos por que pensam que a repressão do ano passado foi engolida pela população que sabe bem o que aconteceu na Praça da Sé
Coitados, pois a periferia e o Hip Hop não precisam dos palcos de luxo, não precisam da verba lapidada no caminho burocrático para seus projetos, muito menos de seus aplausos.
Coitados aqueles que não se atentaram ao Racismo exarcebado.
Coitada da elite que pensa que as cabeças do RAP não se ligaram.
Coitados dos filhotes da elite, acéfalos e solitários que brigam nas ruas e se matam para apenas ganhar um pouco de atenção, que a mamãe não deu. Ou alguém vai me dizer que não ouve confusão ou brigas no perimetro da Virada Cultural?

No "Panis et Circenis" moderno, uma parte da plebe não é bem vinda... curiosamente é a parte mais rude, mais escurinha dela. O povo feio que a elite tenta sempre esconder atrás do vidro fumê, do capacete do motoboy, nas cozinhas e banheiros, essa maioria invisível.

Depois o extremista guerrilheiro sou eu, mas tudo isso daria para estampar minha opinião cansada sobre o racismo brasileiro:

"Preto rico é branco e branco pobre é preto!"

Como diria o Mano Brown no surgimento do Racionais MC's:

"RACISTAS OU OTÁRIOS NOS DEIXEM EM PAZ, NOSSAS FAMILIAS POBRES NÃO AGUENTAM MAIS"

Nenhum comentário: