sexta-feira, abril 03, 2009

HORTOLANDIA CITY - Aos manos e aos trouxas

Aos manos porque vale lembrar que aqui é o reduto de muitos que se arrependem, de vários que fizeram a escolha errada e de uma boa parte que nunca vai estar nem aí mesmo. Qual pobre não conhece alguém que tá preso?

Aos trouxas que eu tenho que aguentar com o discurso burguês de quem teve a oportunidade de fazer uma faculdade antes de existir o ProUni e que só enxerga o que querem ver, não fazem a minima idéia do que é a cidade de Hortolândia, felizes ou infelizes dentro dos escritórios das multinacionais.

Se liga no contraste, de um lado do muro 6 mil malucos, maioria escura, cabelo ruim. A maioria proveniente dos guetos e favelas, a realidade da maioria da população do país. O retrato falado do Brasil, a exclusão.
Do outro lado do muro, encarceirados em baias de 1,5m por 1,5m, bem vestidos, bilingues, olhos claros, formados, viajados. A verdadeira Finlândia.

Do lado de lá do muro, DEXTER, rapper, dos bons. Hortolandia também me traz na lembrança sempre outros grupos, Faces da Morte e Inquerito. No silêncio observo na esquina, dentro de um carro importado o semi-engravatado ouvindo TUPAC, da lotação parada no ponto emana um som do GOG.

Ainda acho que a faculdade da vida esqueceu de levar os mocinhos bonitos para um dia de visita na cadeia. O resultado, no mínimo, seria ter gente mais séria na rua.

Do ponto de vista mais alto, se vê quase a mesma quantidade de encarcerados dentro e fora do muro. Uns custa para o Estado R$ 687 enquanto outros geram pra união uma média, superior a isso, aproximadamente R$ 1000 per capita dos empregados na cidade em impostos diretos (Uma parte sai do bolso do patrão e a outra do empregado automagicamente).
Dane-se que a maioria dos empregados são de outras cidades, e principalmente por que eles que recebem os maiores salários. As empresas possuem alguma isenção fiscal na maioria das vezes. O governo Federal e Estadual ficam com a maior parte arrecadada. O governo Estadual por sua vez boicota a Prefeitura que arrecada pouco e pra manter as empresas lá, assumem a isenção de IPTUs. De um lado a galera com carro bonito, emprego bom, bem vestido. Pertinho dali os calças bege, que não tem mais nada à perder. E no meio um povo largado pelas todas as autoridades. Não quero sugerir nada, é apenas uma leve análise de risco.

Então a prefeitura quer fechar as delegacias no perído da noite pra economizar grana. Afinal a policia militar é de competência do Estado, mas não paga as contas. A prefeitura fodida que não leva nada com o tal Big Business tem que emprestar a grana pra pagar a conta de luz, agua, telefone, internet, material de limpeza e até gasolina das delegacias. Já entrei numa delegacia de Hortolandia à noite e percebi como o clima é tenso e não é à toa. PCC é foda.


Sob pressão internacional, o mais populoso e polêmico presídio do Brasil, o Carandiru, sumiu do mapa pra gringo ver. Pelo que me recordo foi implodido e apenas continua de pé os prédios do presidio femino. Pra mostrar ao publico "povo" como o Governo do Estado é bonzinho, eles tiraram os presos de lá antes de implodir. Só não contou pra ninguém pra onde transferiram os presos, digo sua maioria.

O mundo sempre dá voltas. Aqueles gringos que à propósito dos direitos humanos condenou o carandiru é quem visita suas Mega-Transnacionais em Hortolanida e claro, são hospedados em Hotel 5 estrelas em campinas. E pela janela do taxi, no caminho, eles sempre conseguem ver a SP101, o destino do lixo varrido pelo PSDB (O mesmo que sentou o pau em 111 e ficou por isso mesmo). Mas o problema é nosso.


O capital e seus lindos contrastes.

Nenhum comentário: