quarta-feira, abril 11, 2007

Periferia de São Paulo ganha guia de programação cultural

Iniciativa da Ação Educativa, guia será impresso e distribuído gratuitamente a organizações voltadas à cultura e atuantes na periferia paulistana com o propósito de informar sobre os eventos e desmistificar a idéia de que não há atividades culturais nas áreas periféricas da cidade. Será lançado, no final de abril, a Agenda Cultura da Periferia. Trata-se de um guia que reúne informações sobre eventos artísticos, realizados e organizados na Periferia da Cidade de São Paulo e nos demais 38 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. A iniciativa é da ONG Ação Educativa.

Com periodicidade mensal, a Agenda Cultural da Periferia cobrirá hip hop,
rodas de samba de comunidade, literatura periférica, grafite e vídeo. A agenda terá uma seção permanente com eventos de artistas periféricos que acontecem nas Regiões Centrais. Teatro e Música também serão contemplados.

A Cena Periférica já revelou iniciativas de destaque como o Sarau da
Cooperifa que acontece na Zona Sul e também o Samba da Vela. Eventos que ganharam projeção e interesse da Mídia e que atraem toda semana cerca de 200 pessoas em cada um deles. Muitas outras ações existem na Periferia. Somente o Edital do VAI - Valorização de Iniciativas Culturais, projeto da Prefeitura de São Paulo, aprovou mais de 100 projetos, quase todos na Periferia. Os Pontos de Cultura, do Ministério da Cultura, com mais de 40 iniciativas na Grande São Paulo, são outro exemplo da produção cultural Periférica.

Reconhecendo essas e outras evidências da pujante vida cultural da
Periferia, a Ação Educativa resolveu criar a Agenda Cultural. “Entendemos que é preciso mostrar que o mapa cultural da cidade é muito maior do que
sugerem os guias que circula na grande “imprensa”, afirma Eleilson Leite,
coordenador do projeto. “Ao mapear os eventos poderemos dimensionar e
caracterizar a chamada Cultura de Periferia, identificando a forma
particular de fazer cultura nas franjas dos Centros Urbanos”, acrescenta
Eleilson.

A Ação Educativa vem atuando há mais de cinco anos com movimentos culturais que se identificam com a denominação Cultura de Periferia. A ONG mantém em sua sede o Espaço de Cultura e Mobilização Social que tem núcleos de hip hop, literatura periférica, grafite e rodas de samba, além do Centro de Mídia Juvenil que cobre a área de audiovisual. É com base nesses núcleos que a informação chegará e por meio deles a própria publicação circulará.

A Agenda Cultura da Periferia terá uma versão eletrônica no site da Ação
Educativa e será atualizada semanalmente. As edições mensais terão tiragem de 10 mil exemplares que serão distribuídos 90% na própria Periferia por meios dos artistas e grupos que se articulam a partir dos núcleos existentes no Espaço de Cultura da Ação Educativa. Ou seja, o público-alvo é a própria Periferia. "A idéia é que o agente cultural da periferia enxergue-se, conheça-se, faça intercâmbio e alianças que ampliem o alcance de suas iniciativas", conclui Eleilson Leite

Ação Educativa
Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque - SP
Mais informações: Adriana Barbosa e Adriano José
Telefone: (11) 3151-2333 ramal 142/ 166
Email: Adriana.Barbosa@acaoeducativa.org e Adriano@acaoeducativa.org
Apoio: Fundação Itaú Social

Fonte: http://cartamaior.uol.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=13832

Nenhum comentário: