segunda-feira, julho 16, 2007

Velório Digital

Empresa já transmitiu 8 velórios pela internet
JOSÉ EDUARDO RONDON
DA AGÊNCIA FOLHA

Uma empresa que gerencia o serviço funerário de São José dos Campos (91 km de SP) iniciou nesta semana a transmissão em tempo real, pela internet, de velórios. Desde segunda-feira, oito cerimônias foram transmitidas pela web.
Para o velório ser veiculado virtualmente, de forma gratuita, a família precisa assinar uma autorização. Segundo a Urbam (Urbanizadora Municipal S.A), que tem a prefeitura como acionista majoritária, o serviço é inédito no Estado.
Por meio de câmeras instaladas nas quatro salas de velório da funerária municipal, as imagens são disponibilizadas na página da empresa (www.urbam.com.br), permitindo que parentes e amigos ausentes possam acompanhar a cerimônia a distância e em tempo real.
Para acessar as imagens, o usuário deve ter conexão de banda larga. Não é preciso senha. O serviço permite o envio de mensagens de pêsames.
A empresa não soube informar o número de internautas que já acompanharam os velórios, mas disse que ao menos 30 mensagens a familiares já foram enviadas pelo site.
A assistente social Eliza Yukie Otsuka, 30, autorizou a transmissão on-line do velório do pai dela, que morreu na segunda-feira. "Tenho dois irmãos, um no Japão e um na Austrália, que foram informados da morte e também da possibilidade de acompanhar o velório pela internet."
Ela conta que recebeu mensagens de desconhecidos. "Deve ter sido gente que deu uma olhadinha e resolveu mandar uma mensagem de conforto."


Fonte: Folha On Line

Nenhum comentário: