terça-feira, setembro 25, 2007

Mano Brown no Roda Viva

























Ontem eu parei tudo pra ver o INENTREVISTÁVEL Mano Brown, dos Racionais Mc's.

Os Racionais MC's já beiram os vinte anos de carreira e só agora a grande mídia pensa em ouvi-lo. Claro que não sou ingênuo de pensar que no próximo domingo ele estará no Faustão, o fato é que se trata de um programa respeitável, o Roda-Viva da TV Cultura.

Fiquei tremendamente curioso como o Brown iria se sair nessa, mais curioso ainda com os convidados entrevistadores. Entre eles, destaco apenas o Paulo Lins como alguém que conhece a realidade das periferias na carne, o resto, por melhor intencionado, só conhece a miséria pelo cinema, literatura e jornais, claro, com visões bem limitadas.

Percebi um Brown nervoso, inquieto e muito, mas muito "de segunda". No lugar dele acho que não reagiria diferente. Os dois primeiros blocos do programa foi de entrevistado e entrevistador pisando em ovos, ninguém se propôs a ir para o ataque. E como o próprio Brown disse, quando começou a se soltar, tava até "SUAVE", para um Roda-Viva. Ficou claro uma contradição pessoal sobre um tema muito complicado chamado liderança (o cagaço da elite), não sei se é uma estratégia de defesa, mas o Brown não quer o posto de líder da revolução, nem de referência para os jovens da periferia, ele se diz livre, um artista que vive da musica, mas inevitavelmente, a realidade mostra o contrário. A responsa é inevitável. E ele sabe o que é cobrança.

O que a grande mídia esperava, infelizmente não aconteceu, o episódio da Praça da Sé nem foi mencionado.. hahahahahahahah

Eu destaquei alguns trechos do Brown que me marcaram, mas que muitos não irão compreender fora do contexto... mesmo assim fica aqui registrado para pensarmos (claro que não conseguirei repetir com as mesmas palavras...):



"A periferia melhorou um grão de areia dentro do que precisa ser melhorado"

"A gente canta a rua e vive a rua, encontra a rua. Tudo que você fala, volta."


"Num vou dizer traficante, vou dizer comerciante. O cara é um comerciante como outro qualquer. "

"Os caras da Ambev, da 51, não vão pra cadeia. Toma 4 garrafas de cerveja pra você ver, cê vira o Superhomem na Marginal. Não vão pra cadeia porque não são pretos. "

"Hoje cê é jornalista, tá legal, amanhã cê num sabe. Pode estar no beco dos tristes também. Pra que condenar? Prefiro ouvir o que os caras tão pensando. "

"Hoje eu já não penso que o cara tem que protestar sempre no rap. Também precisa garantir o dele. O que um garoto que tá começando, escrevendo dentro do quarto dele, vai falar da vida, dos problemas sociais? É um fardo de 200 kg nas costas dele. "

"Branco, Preto é tudo a mesma coisa. Quem tá com nóis, se veste igual, anda igual, fala igual e tem os mesmos problemas, é tudo preto, não importa se tem o olho azul. "

A "finada" classe média aceita o RAP porque é decadente e tem que entender o que o empregado, o jardineiro, o motoboy diz, ele agora tem que pegar buzão, não dá mais pra se enconder dentro dos seus castelos. "

"O CEU é um castelo. É o que eu descrevo no Domingo no Parque. A Marta perdeu a eleição porque descasou, casou de novo com um argentino, as pessoas pensaram muito nisso. Agora, se vai dar resultado a gente vai ver daqui a 20 anos, se vai sair um Beethoven de lá. "

"As contradições só acabam quando a gente morre. "


Um comentário:

Will Wroblewski disse...

Quando é palhaçada todo mundo quer comentar, mas quando não é, vixe.... muita treta, é melhor olhar pro umbigo do que pensar nas mazelas do mundo que nos cerca.

Mas aí, vou dar mais uma chance, o youtube é pra isso mesmo, heheheh:

http://www.youtube.com/watch?v=xNSwTLJq75A
http://www.youtube.com/watch?v=GrONAWkfGt0
http://www.youtube.com/watch?v=bUdrNmPZv_8
http://www.youtube.com/watch?v=YRSrGRKAYLE
http://www.youtube.com/watch?v=CshMWmnHPSA
http://www.youtube.com/watch?v=WSuGxLlfAxg
http://www.youtube.com/watch?v=NjUn_WJsmwU