sexta-feira, setembro 21, 2007

Tropa de Elite

"Tropa de Elite" filme de José Padilha, o mesmo diretor de Ônibus 174 traz para as telas do cinema uma visão do cotidiano dos oficiais do BOPE - Batalhão de Operações Especiais.

O BOPE que tive o desprazer de conhecer pelas páginas do livro ABUSADO de Caco Barcelos, é uma versão carioca dos carniceiros da ROTA paulistana, tem fama de incorruptível e bem treinada. Fama.
Houve tentativas de boicote às filmagens por policiais que temem ver a imagem da corporação denegrida, há outros que já viram o filme - que vazou na internet antes da pré-estréia - e acreditam ser um bom retrato da vida desses pobres diabos, chamados oficiais de segurança pública.


O BOPE, se não me engano são os mesmos que utilizam o "Caveirão", aquela máquina de guerra horrível que parece a carruagem do diabo. Não quero sentar o pau na imagem da polícia, de forma alguma. Eu nunca morei no RIO e não posso encher a boca pra falar do BOPE, mas sei o que é a ROTA, a CHOQUE e a Tático Sul de Sampa, e te garanto, não tenho motivo algum de orgulho, muito menos me sinto seguro na presença deles.

Minha medíocre opinião sobre a policia começa a partir das retóricas sobre sua própria origem e lema de "Servir e Proteger", só que eu nunca fui servido ou protegido por eles, e creio que grande parte da população também não. Também vejo a policia como a única política publica que efetivamente chega nas favelas e morros... Só que eles nunca aparecem pra ajudar, é sempre com o pé na porta, tapa na cara, etc.
Existem fatores interessantes para se pensar sobre a figura do agente de segurança pública que não fica atrás de uma mesa, ou seja, de quem vai pra guerra todos os dias nas grandes cidades brasileiras. Quem são esses homens? Qual a origem deles? Quais motivos o levaram a escolher tal carreira profissional? Inclinações heróicas ideológicas, situação financeira, status, poder ou o que?
Por que se pensarmos o que leva um cidadão a se tornar policial, veremos que em muitas vezes o sujeito busca uma ascensão social e um status (inabalável) que lhe confere poder de "OTORIDADI", eis a pobre psique do ser humano, querer servir a lei para estar acima dela, hahaha.
Outra perguntinha boba me veio à mente, por que será que sempre encontramos policiais envolvidos nos grupos de extermínio?
Penso que eles são tão vítimas quanto o resto da população, onde as leis são completamente falhas e as instituições judiciárias e prisionais são tão vergonhosas que só agravam todos os nossos problemas relativos à segurança pública e violência urbana.


Não vejo necessidade nenhuma de citar detalhes sobre a Candelária, Carandiru, chacina da baixada fluminense, ou qualquer outra chacina escancaradamente de responsabilidade dos fantoches fardados, nem mesmo sobre os grupos de extermínio de São Paulo, Salvador e a sinergia entre o crime organizado e as "otoridadis".

Houve até confusão com a instituição em questões privadas que envolvem o filme onde a Justiça foi solicitada e atuante [incrível]. Pois os policiais queriam ver a pré-estréia à força, digo solicitaram dentro dos tramites legais hehehe.... E não conseguiram... kkkk. Isso denota o quanto infantil, falho e viciado é o nosso mundinho de mocinhos e bandidos, com juizes, advogados, policia e blábláblá...

Durante as filmagens houve seqüestros (da equipe), armas roubadas, etc. Fico só imaginando a galera da favela empolgada com as filmagens e a policia cagando de medo de se expor mais. E aqueles malucos filmando e se deparando com a realidade onde as balas não são de festim tão pouco os figurantes são meros figurantes.

E assim entra para o nosso HALL de "Retratos da realidade Brazileira" (com "z" mesmo!) mais um filme que não traz esperança, que não mostra saída e que no final será exportado para o mundo e novamente os demagogos irão criticar o fato de o Brasil ser sempre retratado aos avessos... Outros ficarão eufóricos com a possibilidade de concorrer ao Oscar [kkkkkkk]. E que mesmo assim irá comover ou convencer menos que a novela das oito (ou seria das nove?).


O que poucos sabem é que a guerra civil já está em curso há alguns anos, só que nessa guerra ninguém almeja nada além da própria sobrevida. E o mais triste é que mesmo tendo bandido contra bandido, sejam eles policiais ou não, o saldo de mortos sempre é de pobres. A classe média fica apavorada, puta e eternamente alienada, os cuzões exploradores magnatas só querem saber do seu payground aqui no Braza e dos seus investimentos pra sustentar suas excentricidades. E as “alas definitivamente esquecidas” da sociedade, têm um saldo de mortos maior que a guerra do Bush. Nestas "alas definitivamente esquecidas" residem os provedores de alegria da burguesia, ditos traficantes e toda sua estrutura (do vapor ao gerente da boca), a população das periferias e favelas, os próprios soldados (e toda a baixa patente) das policias e como não podemos nunca esquecer, reside também a VERGONHA NA CARA (assassinada pelos governos, bem antes de existir governo).

Quem adora cinema como eu, entre a realidade fictícia e ficção das verdades a serviço da hipocrisia, no final fica contente com mais uma produção nacional, mais uma tentativa de documentar nossa desgraça e claro, com o atrasado protesto.

Termino com alguns dos gritos de guerra do BOPE:

O interrogatório é muito fácil de fazer/pega o favelado e dá porrada até doer/O interrogatório é muito fácil de acabar/pega o bandido e dá porrada até matar.

Esse sangue é muito bom,/ já provei não tem perigo/é melhor do que café,/ é o sangue do inimigo.

Bandido favelado/ não se varre com vassoura/se varre com granada,/ com fuzil, metralhadora

SALVE O LINDO PENDÃO DA ESPERANÇA ??????? não não e NÃO

hahahahah não sacaneia... já não basta o Coronel do BOPE se chamar Príncipe????

3 comentários:

Anônimo disse...

Is that true? I’ll spread this information. Anyway, nice article

Will Wroblewski disse...

Almost 10 years later, Elite Squad I and II has been around as fiction movies, but thè disgrace is real, just check the amount of murders per year in Brazil and try to compare with añ ongoing war zone...

Will Wroblewski disse...

Almost 10 years later, Elite Squad I and II has been around as fiction movies, but thè disgrace is real, just check the amount of murders per year in Brazil and try to compare with añ ongoing war zone...