quinta-feira, outubro 26, 2006

Perguntar é mais fácil


O que você quer? Ricos governando em nome dos ricos, com falsas promessas para os pobres?
Continuidade de um governo vassalo dos estadunidenses?
Um governo que criminaliza os movimento sociais? Um governo que desmantela o patrimônio público pela privatização de empresas estatais?

Ou você prefere um ex-operário que acha que está governando pelos pobres, mas que continuará eternamente subordinado aos ricos?
Um governo que assopra as feridas do povo sem curá-las?
Um governo impotente com a máquina extorsiva do mercado globalizado?
Um governo que acredita na força do Estado sem abrir mão da dinâmica predatória anglo-saxônica?

Ou será que você sonha com um choque de gestão? Quem sabe com um bloco Sul-Americano revoluncionário, a patotinha do "conosco no se fodosco"?

Ou você sonha que seus filhos e netos um dia serão capazes de compreender os indices e gráficos exibidos pelos candidatos nos debates? Ou você espera simplesmente ter um salário melhor pra bancar a escola particular, o plano de saúde e o entretenimento dos seus filhos?

Você se dá conta das mudanças economicas ao comprar o arroz e feijão ou quando percebe o juros do cheque especial?

Já parou pra pensar sobre projeto ideológico?
Ou seus questionamentos não ultrapassam as suas necessidades particulares?

Alguma vez já discutiu política na sua casa com a sua família? Com seus vizinhos? Amigos? Se eu trocar a palavra "política" da pergunta por "Seleção Penta campeã", a sua respota inverte?

Qual importância a política tem na sua vida prática? Ou você só lembra que isso existe quando acaba a copa do mundo?

Você é do tipo que reclama, esbraveja, mas nunca tomou atitude alguma? Você compreende a relevância que seu voto tem? Você condena os protestos? Crê que os Sem-Terra, Sem-Teto, Se-PorraNenhuma é um bando de folgado?

Já botou na balança as possíveis mudanças que poderiam haver em cada cenário, ou seja, é possível supor como serão as coisas com o presidente A ou B ?

Já ponderou as mudanças que aconteceram nos ultimos 4 anos da sua vida? Já pensou em sair do país? Em comprar um celular com camera ou uma TV de plasma?

Ainda tem fé na ética jornalistica? Continua acreditando no JN e no Jabor? Na sua opinião o Jô Soares é um ícone da intelectualidade brasileira?

O que é mais importante? O tal dossiê ou a grana? Escândalos ou justiça aplicada?

Você seria feliz se não existisse copa do mundo, carnaval e dezenas de feriados por ano?

O estilo de vida estadunidense ainda de encanta? Pra você sucesso é dinheiro e consumo?

Você ainda tem fé em dias melhores?

Você aprendeu na escola o que significa democracia representativa republicana, sabe qual o papel de um presidente, senador, deputado? E o papel da mídia?

Você continuará se questionando na próxima semana, depois das apurações dos votos? Porque?

Então escolha o que é melhor para você, ou para a sua familia, ou para os seus amigos. Ou seja mais um sonhador, vote pelo bem comum, pela maioria, pelo futuro... E se te enganarem novamente? Ah...Você só terá tais respostas se entender como e por que te enganaram, e pra isso, a sua inércia precisa ser quebrada!


Hasta La Victoria, siempre!!!

12 comentários:

Caio Calazans disse...

?

Jana disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

*suspiro*

Aurélio Calegari disse...

Ponto de vista neo-liberal:
Governos populistas são o grande mal e uma tendência na América Latina. Um governo eficiente é sem dúvida o que favorece o crescimento econômico através de insentivos para os ricos e para a classe média.
Cabe a própria sociedade absorver as damandas e criar meios por iniciativas privadas para geração de empregos. O governo deve prover meios para isso, e a mais eficiente é a de criação de políticas para a classe média.
Um governo para pobres é o suicídio de um país! A classe média é a maior responsável pela geração de empregos (nunca deve ser o governo). O governo não deve interceder diretamente como tem feito, e dá nisso (comprou votos por 4 anos dos menos favorecidos, que abdicaram do trabalho para ganhar seus 50 conto).
O governo deve deixar a cargo da própria sociedade, no formato de um sistema auto-suficiente, para que esta cresça.
As políticas de privatizações se mostraram corretas. A vale do rio doce hoje é a quarta mineradora do mundo e com o capital privado se tornou um fenômeno em eficiência. Digo o mesmo do sistema de telefonia, que com a privatização tornou o serviço melhor e acessível a todos (hoje vc nao precisa declarar um telefone no Imposto de renda como um bem).
A privatização torna o estado mais magro, tendo menos recursos sendo consumidos pelo máquina do estado (e dificultando a corrupção nestes orgaos). O píor é quando se cria mais e mais ministérios (daqui a pouco vamos ter o ministério do pão frances, o ministério da dona de casa, do desempregado e assim por diante), inchando a máquina e aumentando os gastos. Um governo para os podres é tudo que um país não precisa (Again, o mal da America Latina). Votam no governo do povo aqueles que aprenderam a ser sustentados por ele. E votam no governo dos "ricos" aqueles que de fato sustentam este governo!
*No hard feeling*

Will Wroblewski disse...

Aurelio,

Não pretendo invalidar sua opinião que é bem clara e exprime o inconsciente da própria classe média. Muito bacana o seu ponto de vista, pois um dos meus propósitos aqui neste canal é justamente promover a discussão de pontos de vistas.

A única ressalva que faço sobre o neo-liberalismo, é o futuro deste sistema que está entrando em colapso. Eu até concordaria com tais idéias se não houvessem "impostos". Porém, a dinâmica deste sistema, promove as tais privatizações criando o tal "balcão de maracutaias" que a HH vive vociferando por aí. E é essa falta de controle estatal que liquida a infra-estrutura e RIFA o patrimônio que a nação edificou com sangue e suor, seja com arrocho salariais em forma de tributação ou na própria carne dos miseráveis.

A questão do populismo é assunto para longa discussões... também não sou favorável, mas até quando os sul-americanos viverão sem bandeiras? Não consigo entender que o populismo seja um mal para a américa “latrina”... A iniciativa privada não tem compromissos além do seu próprio lucro, e a responsabilidade social é apenas demagogia marketeira... (Eu quase abri conta no banco Real por conta disso!). Agora o lance de abdicar do emprego pra viver só do bolsa família, isso é fábula eleitoreira... pois pra receber beneficio do governo dá mais trabalho do que propriamente trampar.

Essa história de “a cargo da própria sociedade” é mais perigoso ainda... Uma vez que a classe média é mais ignorante que o próprio povão... vive no mundo de ilusões consumistas e pouco se importam com o coletivo, preferem pagar pau pros estadunidenses. Eu até concordaria com isso no dia que fossem nivelados os serviços básicos de educação e saúde.... mas os lobistas não podem deixar a saúde e educação publica funcionar... plano de saúde e faculdade particular dão muito lucro.

Sobre privatização, a argumentação me pareceu copy/paste do site do 45... mas tudo bem.. privatizar não é errado, muitas vezes até inevitável.. mas dar de mão-beijada ou sumir com a grana da venda de um patrimônio nacional é foda. Muitos usam os argumentos da telefonia que vc usou, eu respondo a isso com um boicote simples... não tenho telefone fixo. Não me sujeito a pagar R$40,00 mensais para uma empresa espanhola que manda e desmanda no mercado de telefonia fixa no Estado de São Paulo. O valor é abusivo, o cartel é ridículo e o serviço não é dos melhores. Simplesmente me nego a ter este tipo de serviço que cobra pela expansão e manutenção do sistema, uma vez que isso já foi pago com os planos de “expansão” os quais justificavam o preço de uma linha que precisava ser “lançada no imposto de renda”. Mas sempre que ouço a argumentação pró privatizações, nunca citam as empresas de energia elétrica. Nem como foram feitas as tais privatizações. Se a questão é só geração de empregos, basta vender a amazônia para a Aracruz e não haverá mais desemprego no Brasil.

E pra finalizar na mesma seqüência, esse negócio de pobres ou “podres” (como vc mencionou) sustentados pelo estado, só consigo enxergar esta situação nos cabides de emprego das instituições publicas... (sabe a tal da Carla Cepolina? Ela era funcionaria do gabinete do namorado... o salário era maior que o meu e o seu (sal bruto) somados, e ela nunca apareceu lá. HOME OFFICE brow!) E a pobreza nestes casos é apenas de espírito!
Embora seja possível existir um sujeito capaz de largar o emprego pra viver de “bolsa miséria”, é muito perigoso afirmar que isso aconteça... nada verossímil. Pior ainda a generalização que é a principal falha da argumentação tucana.

Caio Calazans disse...

A privatização torna o estado mais magro, tendo menos recursos sendo consumidos pelo máquina do estado.

A privatização torna o estado mais magro, tendo menos recursos sendo consumidos pelo máquina do estado.

A privatização torna o estado mais magro, tendo menos recursos sendo consumidos pelo máquina do estado.

Repitam comigo crianças!!! uma hora vcs acreditam...

A privatização torna o estado mais magro, tendo menos recursos sendo consumidos pelo máquina do estado.

A privatização torna o estado mais magro, tendo menos recursos sendo consumidos pelo máquina do estado.

A privatização torna o estado mais magro, tendo menos recursos sendo consumidos pelo máquina do estado.

A privatização torna o estado mais magro, tendo menos recursos sendo consumidos pelo máquina do estado.

Agora escrevam 100 vezes no caderno... vamos!!!

A privatização torna o estado mais magro, tendo menos recursos sendo consumidos pelo máquina do estado.

A privatização torna o estado mais magro, tendo menos recursos sendo consumidos pelo máquina do estado.

Minha mãe sempre dizia pra não discutir com o Aurélio... ele tá sempre certo!!!!

Aurélio Calegari disse...

Olá Wil,

Respeito sua opinião, mas gostaria de repassar alguns dos seus comentários:

A iniciativa privada não tem compromissos além do seu próprio lucro, e a responsabilidade social é apenas demagogia marketeira...
A iniciativa privada visa sim o lucro - é isso que todos querem. Quando a classe média abre seu negócio é isso que eles esperam. Contratam um número de funcionários e aí são espancados pela carga tributária, questões trabalhistas e o negócio não vinga. A classe média é a MAIOR questão social. Ela é o motor da economia. Ela tem instrução para crescer e levar muitos das classes mais baixas consigo - Insisto: O governo deve focar nesta classe.

Essa história de “a cargo da própria sociedade” é mais perigoso ainda...
A sociedade capitalista é assim - O governo é um mediador e proporciona meios para que todos tenham condições de se integrar neste sistema dinâmico.

Uma vez que a classe média é mais ignorante que o próprio povão...
Na classe média existe sim gente ignorante. Gente que não lê jornal (e tem acesso), que nunca estudou direito e só sabe se vestir bonitinho e aprendeu um ofício robótico. Tem também os que se informam, e que tem sua própria opinião. O perigo está nos que não tem opinião clara, e pegam a informação pela metade para tomoar uma decisão superficial. Mesmo assim, 40 milhões de pessoas compartilham da minha opinião!

Sobre privatização, a argumentação me pareceu copy/paste do site do 45... mas tudo bem..
Bom isso deu em todos os jornais (inclusive a compra da mineradora Canadense, nesta semana). Nunca entrei em site de partido político. Isso é capa de primeira página dos jornais, e É FATO. Se usam isso de forma eleitoreira ou não, não é problema meu e sim para aqueles que não tem informação e nunca sabem o que é verdade e mentira dos programas eleitorais. Tem que ler jornal todo dia, pois HÁ MUITA MENTIRA em AMBOS os programas.

Respeito sua opinião, mas não compartilho dos mesmo ideais para este país.

Bom, fico por aqui, política é algo que nunca tem fim... Deixamos para continuar em qualquer momento ;-)

Aurélio Calegari disse...

Caio,

Riscou o disco? Bom, acho que meu reply pro wil cai bem pra vc!

[]'s

Unknown disse...

Wil,

os desgovernos serão sempre maiores que os governos enquanto menor for a consciência humana da realidade.

Tem gente que nem imagina que a gente tem só um planeta e pouca água doce na maioria dos lugares. Sabia? Os alienados não perguntam, nem respondem. Apenas ficam pasmando em frente ao mesmo rio, sem atravessá-lo.

Aurélio Calegari disse...

Wil,

A verdade é uma só: Enquanto existir dois lados - governo e oposição - não importa o que aconteça. Ambos os lados estarão sempre trocando de papeis e opiniões sempre serão divergentes. Isso é o básico para a manutenção e crescimento de um pais. Não importa se é Lula Lá e Alckimin Cá (ou vice versa). Com as críticas e as divergências a democracia se firma, baseada em opiniões opostas e um esforço individual por uma ideologia. A grande preocupação seria se não houvesse conflito, daí estaríamos, provavelmente, num regime ditatorial! Valeu o bate papo. Enfim, enquanto houver divergência de ideias e uma discussão aberta haverá democracia e crescimento (não importa a cor da camisa - vermelha ou amarela :) )

Um abraço.

Will Wroblewski disse...

Aurelio, faltou citar que as divergencias fomentam a necessidade de discussão... e na moral, com o calor que anda fazendo... é inevitável que aumentemos os lucros da AMBEV.... o convite tá feito!

russoz disse...

Você ainda tem fé em dias melhores?

Não, não tenho. Eu perdi isso em algum momento, entre ler o livro do Nicolau e a população mundial ter atingido 6 bilhões de habitantes.