sexta-feira, agosto 18, 2006

Me engana que eu voto

Propaganda eleitoral gratuita... Hein!? Propaganda? Eleitoral? Gratuita?

Propaganda
seria a propagação de uma idéia, ou seja, política e religião jamais poderiam sobreviver sem. Do latim congregatio de propaganda fide 'congregação para propagação da fé' ou propagáre 'pôr em mergulhia; multiplicar, propagar; prolongar; estender, alargar, engrandecer, aumentar, desenvolver';

Pode significar também exaltação de (algo) para um grande número de pessoas, ou ainda disseminação de idéias, informações (verdadeiras ou falsas), boatos etc., com o fim de ajudar ou prejudicar (outrem);

Eleitoral, por sua vez, seria “relativo ao ato ou ao direito de eleger”. Do latim eléctor 'o que escolhe, o que elege';

Gratuito é algo que não requer pagamento; de graça, grátis FOR FREE. Ou ainda algo ‘sem motivo, sem justificativa; infundado’. Vem do Latim gratuítus,a,um (gratuìtus em Estácio, poeta, sI d.C.) 'dado ou recebido de graça';

Dizem por aí que a propaganda é a alma (ou a arma?) do negócio. Até pouco tempo os profissionais de propaganda ganhavam status de semideuses que possuíam o poder de influenciar a massa a comprar, consumir, votar e difundir opiniões. A propaganda foi sem dúvida a maior arma de ditadores, e como a ultima eleição presidencial nos mostrou, é ela que pode definir uma eleição. As máscaras dos semideuses caíram no momento que os influenciados eleitores descobriram que além dos propagandistas maquiarem o seus produtos, diria candidatos, eles também representavam um papel importantíssimo na lavagem do dinheiro sujo das campanhas. Hoje entendemos que o roto ajuda o mal lavado a lavar dinheiro, coloca um terninho armani nele e ensina a falar baixo, e vender uma imagem que agrade melhor as classes x, p, t e o.

A questão eleitoral é tão complexa, pois envolve democracia, sistema político e representatividade. Dentro dos moldes democráticos republicanos, isso tudo seria mais compreensível se tivéssemos informações suficientes para colocar cada macaco no seu galho e compreender quem caga na cabeça de quem. Mas como foram extintas do currículo escolar as matérias que tratavam do assunto, contamos com eleições essencialmente marqueteiras, e o que vale é o que dizem, como dizem, quando dizem e seus adornos, plumas e paetês.

Gratuita? A propaganda eleitoral é uma verdadeira afronta à inteligência humana. As peles de cordeiros saem dos armários, os inimigos vicerais se unem em prol de alguns minutos a mais na TV e no rádio, as vagas promessas se repetem, os gastos astronômicos com campanha aumentam a cada eleição, os quais ou são provenientes de “doações desinteressadas” do setor privado, ou de desvio de verbas públicas. (Ou algum candidato liquidou, alguma vez, seu patrimônio particular para investir em campanha? Me engana que eu voto!)

A parte hilária, o engravatado sobe o morro, entra em favela, come em lata de goiabada, beija lavadeiras destentadas, crianças sujas, idosos doentes e cansados, etc etc etc. Mas, depois do Bezerra da Silva e sua música “Candidato Caô Cão”, eles deixaram de ir aos terreiros, pois o pai de santo não é bobo não. Demagogia, hipocrisia, canalhice, falta de vergonha. E no final das contas, a tal representatividade é apenas o exercício de cobrança dos investidores de campanha. O desdentado que se dane. As promessas também.

Traçando o cenário atual temos candidatos comprometidos até o pescoço com seus padrinhos e partidos e “aliados”. Os dois que estão no páreo representam a atualidade medíocre da continuidade do outro que vendeu/rifou o país. Particularmente me sinto sem opção e são vários os motivos.

A falta de credibilidade generalizada no meio político.

A total falta de entendimento das eleições no processo democrático.

A ausência de cultura política e identidade brasileira.

O medo, a desilusão, a frustração e a impotência diante de um sistema imune às leis que eles mesmos promulgam.

Tudo isso tem gerado uma reação antidemocrática dramática. Pessoas respeitáveis e a própria mídia vendem a ilusão dos votos nulos, totalmente sem fundamento nas leis eleitorais. E finalmente se vê na TV, uma vinheta como a da MTV que ínsita o seu público a se preparar para as eleições com muito SACO, tomate e ovos. Veja o vídeo

Não pretendo julgar a MTV e sua equipe como os recalcados o fariam, nem posso também apoiar tal idéia, pois, seja na mão dos políticos ou da TV, o público da MTV não deixará de ser o “cordeirinho”... O que me estarrece de fato é o público alvo da emissora, é em sua maioria, composto por jovens que estão pela primeira vez experimentando o seu “dever cívico” de votar. E colocando isso no panorama atual, me preocupa muito.

Embora eu não tenha o tal “saco” para acompanhar diariamente as propagandas. Prefiro distribuir aos meus colegas os OVOS e TOMATES. Clique em cada um dos links para ver.

P.S.: Os comentários podem ser úteis para postar outras fontes de pesquisa.

5 comentários:

Anônimo disse...

Valeu, Will. Gostei muito!
O vizinho, de novo.
Júlio

russoz disse...

Uma vez me falaram de uma frase do Churchill sobre democracia, mas por via das dúvidas fui procurar os quotes do cara. Achei duas sensacionais:

“It has been said that democracy is the worst form of government except all the others that have been tried.”


Quotation:
I Like this quote I dislike this quote“The best argument against democracy is a five minute conversation with the average voter.”

russoz disse...

oops, copiar e colar de mais do que precisava ;-)

russoz disse...

Wrobles,

Vou chover no molhado, mas não mais do que você ;-)

Democracia é uma bosta. Opa, peraí meu, não precisa entrar co'os pé no peito! Calma, sem stress: democracia é uma bosta. Por quê? Porque é o governo do mais forte. É a turma mais forte batendo na mais fraca, só que ao invés de pedaço de pau, eles usam pedaço de papel. É uma forma mais civilizada de conduzir a barbárie. (Não estou dizendo que temos muitas outras opções - eu pelo menos não vejo nenhuma que não seja utópica).

Já parou pra pensar que a maioria pode nos levar todos pra merda, enquanto que aquela minoria poderia ter-nos salvo? Masturbação mental à parte, historicamente, as maiorias são em geral mais burras que alguns poucos, como direi, esclarecidos.

Mas cultura e visão não são sinônimos de índole, como qualquer brasileiro sabe.

Democracia está longe de ser um sistema infalível e, pessoalmente, acho que está longe de ser uma evolução no sentido mais estrito da palavra. Me parece mais como uma fase do ciclo. As democracias, creio eu, irão cair. Tornaremos a ter déspotas esclarecidos, não-esclarecidos, monarcas, tiranias, socialismos (de boa fé e de má fé), e assim por diante.

(Este pedaço eu tinha escrito antes, mas no fim acabei postando o Churchill primeiro)

Caio Calazans disse...

A propaganda eleitoral é nesse nível porque vivemos num país em que a maior parte dos eleitores está nesse nível de entendimento... Não adianta explicar o q é galinha pra quem não conhece nem o ovo.

POr isso mesmo acho louvável a iniciativa de Cristóvam Buarque de introduzir fortemente o debate da educação.

Sobre a MTV, não dá pra comentar muito... o que dizer de um canal que esconde sua principal veia em nome da audiência, exatamente como o SBT, a Globo e a Record??

Daria pra levar em conta uma vinheta como essa se ela estivesse num canal onde a discussão e propostas para mudanças dentro de nosso país fossem apresentadas sempre, mas a MTV está muito longe disso.