terça-feira, maio 15, 2007

Eu...eu... eu!!!!

Muito me questiono sobre a conduta do individualismo ao qual somos submetidos ou cooptados dentro de nossas vidas vazias. A desumanização das relações nos coloca no papel de coadjuvantes passivos da mediocridade. Pensar no próximo dá trabalho. Sonhar com um mundo melhor causa depressão.

Na busca de reencontrar minha fé e meu equilibrio, racionalizei mais uma vez sobre as religiões, sobre o carma budista, sobre a reencarnação Kardecista, sobre os preceitos e história do cristianismo do vaticano, sobre o Judaísmo e seus mandamentos, e quando cheguei no hinduísmo me deparei com as tais "castas" sociais. Pensei sobre a eficácia dos livros de auto-ajuda, sobre o fenomeno do "Segredo" que a milhares de anos chamamos de fé. Mas ao contrário das igrejas evangélicas que destilam seu "amor" aos irmãos que buscam além de ajuda espiritual, uma ajuda empresarial, não podemos dizer que o culto aos objetivos pagãos de prosperidade financeira das ostentações terrenas seja algo clerical ou condenável, afinal gira a roda da humanidade com grana.

Esse negócio de revolução interior e a rebeldia com o mundo caótico nos coloca numa posição estéril, ou somos parte da solução ou parte do problema. Será?! Segregação, comunhão, ilusão?

Enquanto não obtenho respostas, vemos estudantes fuzilar colegas na escola, Japonês decapitar a mãe pra chamar a atenção, pseudo-cidadãos matando e morrendo por motivos banais ou torpes; O Papa do Reich querendo missas em Latim e toda uma sorte de pessoas querendo 5 minutinhos de fama, e assim vemos também o desespero tomar conta de muitos corações.

E no fundo, o grande problema do mundo sempre será nós mesmos, sempre o maldito EU. Mudar o mundo virou exercicio dos manuais de auto-ajuda, porém ao ponto que somos reféns desse mundo, o único mundo possível de mudar seria o nosso "mundinho interior". E se existe algum diabo, este habita o lugar comum do nosso egoísmo patético nos impedindo de ouvir o próprio coração. E no meu rádinho ouço as seguintes afirmações dos poetas do lixão:
Continuemos nos matando irmãos, sabe pra quê? Por que assim seremos sempre iguais. O egoísmo transformou o mundo numa fábrica de fazer vilões, sem rostos, sem opiniões, apenas um saco cheio de ódio e frustrações.

E até onde valeria à pena ser um alienado a menos nas estatísticas?

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, hoje em dia, todos estão cada vez mais individualistas e egoístas. Por isso também que muitos casamento estão acabando. Antes, na época da Amélia, a mulher era submissa, fazia de tudo para manter uma felicidade no lar, mesmo sabendo dos egoísmos e “saidinhas” do marido. Hoje em dia, a mulher reclama sua individualidade também sendo egoísta, e assim cada um pensa em si próprio e não há mais casamento como uma união, há por interesse somente em si próprio!
Sonhar com um mundo melhor?? Pra quem? Pra você ou pra todos??? Regras, regras, regras... vivemos sob regras da sociedade, o que é certo pra eles, mas e o que a gente pensa, não vale? Por isso que há essas matanças, se ele me incomoda tenho que eliminá-lo.. lógico que não é bem assim, não somos objetos para sermos destruídos, somos seres humanos, seres pensantes, seres cheios de regras criados por nós mesmo e para nós, para podermos viver em sociedade, em harmonia.... por isso que o que falta é amor! Amor em si próprio, amor para com os outros!

Jana disse...

Wil, tenho um pensamento mais otimista. Eu ainda acho que o nosso mundo tem jeito. Eu acredito que no final, os "maus" vão acabar se matando uns aos outros, e sobrarão os que realmente já revolucionaram o "mundinho interior" e estão prontos prá aplicar isto em sociedade. Infelizmente, não temos estrutura como seres humanos de pensar no próximo. Isso é cultural, é do ser humano. O egoísmo é característica do ser humano. Enquanto isso, eu tento fazer as minha revoluções interiores que, convenhamos, não é nada fácil! E então, observando e aprendendo, sermos seres humanos melhores para nós mesmos, em primeiro lugar. E então, se cada um conseguir não atrapalhar a evolução do próximo, acho que já é um grande passo pro próximo estágio de crescimento da humanidade.
Beijos