quinta-feira, maio 31, 2007

Malditos recursos de linguistica

Nos últimos dias, as midias viciadas do meu Brasil baronil cairam de pau com textos, comentários, editoriais e matérias de rádio e televisão sobre o golpe que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, estaria desferindo na liberdade de imprensa ao não renovar a concessão pública da RCTV, um dos grandes canais de TV privados daquele país. Caberia compára-la em tamanho e influência política com o Império Roberto Marinho e sua corja.

Na verdade, nem se fala em “não renovação da concessão”, mas sim em “fechamento” do canal. Outra sutileza lingüística muito utilizada, é sobre a “suposta” participação da RCTV na tentativa de golpe de Estado contra Chávez, em abril de 2002. O uso da palavra “suposta”, neste caso, pode significar duas coisas: desinformação ou má fé. Considerando a quantidade de material disponível sobre a participação da RCTV no golpe, a primeira alternativa deve ser logo descartada. Minhas pesquisas superficiais: ( Wikipedia -> link ou busca no google -> link ).

Eis que quem defende a manutenção da emissora se apoia no argumento de "liberdade de expressão".... Ok! O que uma perda de concessão tem haver com liberdade de expressão? Será que os antigos funcionários da empresa foram proibidos de trabalhar em outras emissoras, ou numa nova, ou até mesmo de se expressar? Ou ainda de promover novas conspirações?

Veja um trecho do documentário “A Revolução não será televisionada”





O caso da RCTV pode ser um divisor de águas (eu espero), pois derruba boa parte da credibilidade das mega corporações de mídia em todo o mundo. Seja a CNN, na falsificação de imagens de protestos; sejam as agências de notícias ligadas diretamente à Casa Branca ou as emissoras privadas da América Latina, que apoiaram o golpe na Venezuela em 2002. No Brasil, o ímpeto contra Hugo Chávez já coleciona inúmeras distorções, meias verdades e mentiras inteiras (pra não dizer gigantes).

A primeira página da Folha de S. Paulo desta quarta-feira (30) registra que a concessão da RCTV foi "cassada" por Hugo Chávez. Não é verdade. A concessão terminou e não foi renovada; ela não foi cassada."

Leia mais aqui: http://www.fazendomedia.com/diaadia/protoblog.htm

Produzir televisão, rádio ou jornal é apenas uma das fontes de renda/objetivo dessas empresas. Elas têm vários negócios (da China! - Diga-se de passagem). Quem são os donos da Sky, por exemplo? Quem controla a rede americana ABC? E a CBS? e a NBC? É só checar os interesses comuns de Gustavo Cisneros e dos mexicanos Carlos Slim e família Azcárraga.
Basta ver quem são os donos das concessões de TV e Rádio que atingem a maior fatia da população brasileira, familia Sarney? Família Collor? ACM? Barbalho? Quem mais?

Olha só a listinha... veja quem são os donos ->
Emissoras da Rede Globo

E é claro que os descendentes de Charles Foster Kane não desistiram de dominar o mundo. Evo Morales e Hugo Chávez são uma ameaça aos interesses dessa gente. Pois os Kane são descendentes diretos dos colonizadores, dãnnn. Assim como os índios se levantaram na Bolívia e na Venezuela, ameaçando os interesses da elite que controla as terras, a riqueza e a mídia, isso pode acontecer em outros países. E são esses mesmos magnatas que colocam no mesmo saco, MST, MLST, CUT, Centrais Sindicais, Via Campesina, UNES, UJS, Farc, Hezbollah, ETA, Mano Brown, partidos ultra-esquerdistas, traficantes dos morros, o pessoal do hiphop e qualquer um que não tenha TV à cabo em casa, hehehe. Todos são ensacados e rotulados como vagabundos baderneiros e terroristas, e os coitadinhos da classe média que sempre pagam as contas abraçam a idéia, por que pra nossa educação questionadora, o humorista playboy é o principal formador de opinião (Desculpe aí gordinho fofo!)

No Brasil, por exemplo, há uma campanha para desaparecer com os negros (a carne mais barata do mercado). Ou para negar-lhes a condição de descendentes de escravos, indenização = quotas (isso dá muita discussão ainda!). Pois como determina nossa constituição somos um país multirracial. Ou seja, somos todos iguais, não existem negros, nem amarelos, vermelhos, nada. Daí que não existem interesses políticos dos negros. Sim, a discriminação e o preconceito "é pontual", dizem os que dizem que não são racistas.
A genética prova que Neguinho da Beija-Flor é, nas palavras de um cientista, majoritariamente "europeu". Pronto, Neguinho da Beija-Flor não pode mais falar como negro, nem como porta-voz dos negros, uma vez que é europeu. Mas ele não tem direito a um passaporte da Comunidade Européia. Vejam como é um processo cínico, uma eugenia às avessas, não para provar que existe um grupo de pele bem alva que controla tudo, mas para desprovar que um grupo de pele negra tem claras desvantagens sociais diante da polícia, dos justos cidadãos.

E apesar de milhares de programas sociais do governo, ainda continuo afirmando que a politica publica que atinge a maior parcela da população carente é o cacetete da polícia.

E o maior absurdo das elites no meu país é que além de controlar a opnião da massa, eles não cansam de perseguir a rédea da opinião governista. Eles tentam o tempo todo dizer quem deve ser amigo do governo, o que o governo deveria ou não fazer, e pra piorar, já ouvi Ministro dizer que se a mídia caiu de pau, significa que o governo acertou, caso contrário, mais caroço no angú; Nem devemos considerar aqui que essa mesma mídia - necessária ao governo - tem muitas dívidas éticas e acertos de contas com o Partido do Presidente da Republica por serem os protagonistas de golpes de boca de urna. E o tal DossiêGate?! E o debate Lula x Collor, hein?! hein?! hein?!

Malditos recursos de linguistica!!!!! Pra me xingar, basta clicar em comments....

Nenhum comentário: