segunda-feira, julho 24, 2006

Banditismo.



Os antagonismos perseguem Marcola, sua presença no atual cenário histórico do Brasil é bem instigante. Ele no fundo está buscando para os outros aquilo que lhe é essencial enquanto ser humano e de sua classe, a carcerária. Seria ele capaz de transformar outras coisas se ele não fizesse apenas parte dessa classe? Por que será que nesta Zona toda o único que parece civilizado é o nosso alvo de especulação, o Marcola? Seu sucesso é tudo que ele não quer. A mídia o criou? Afinal, bandido ou mocinho? Líder ou teleguiado?


Como poderia alguém que nasceu no berço da miséria, com o destino definido pelas faltas de respeito e oportunidade, excluída completamente daquilo que se diz sociedade, ser um candidato à mártir?

Dentro de seu próprio contexto, ele já é demérito de sua própria existência, contrariando quaisquer estatísticas do próprio IBGE. Através de algo muito atípico, a leitura, ele se arma de todas as ferramentas da própria sociedade que ele próprio só conhece bem nos livros, seguindo todas as normas e burocracias legais para que o Estado ao menos não o continue privando da liberdade. Mas, novamente a sociedade diz “não”, isso quando responde. Será indigno ter ódio? Só conheci Jesus Cristo em livros e filmes, sei não!

Talvez o fato de nunca ter tido contato, de verdade, com a sociedadezinha do lado de fora, o tenha feito compreender melhor sua ridícula dinâmica. Entendendo, com clareza, como suas instituições estão falidas, não seria necessário instaurar o caos para criar estardalhaço, bastava criar um colapso nas medidas de poder. Pois antes de serem perseguidos pelos opressores fardados, estes foram agredidos de antemão. Bravo!

Só não podemos esquecer que o opressor é mais cruel. Todos conhecem, eles chacinam, corrompem, abusam do poder e se colocam sempre acima daquilo que deveria representar a sua bandeira, a ordem e a lei. Então a sociedade, com seu efetivo armado, avança contra a praga que é o efeito colateral chamado pobreza, miséria. Matam mais pobres, fria e cruelmente. Civis pobres são sempre suspeitos, é fato. Nem entrarei na questão racial, mesmo por que outro antagonismo se forma, o cara não é negro.

Isso seria muito avanço social, o controle populacional perfeito! Palmas! Só que nós, pobres somos como pragas, nos multiplicamos. E cada vez faltam mais coisas, que vocês mesmos nos instigam a ter, e assim faturar mais, para a cada dia ostentar mais. Santa burrice. Essa bomba estoura quando?

O inconsciente da representação social acreditou que largando um bando de desvalidos criminosos num inferno seria suficiente para eles próprios se exterminassem? Tenho minhas dúvidas... Mas o massacre do Carandiru e as condições das prisões em todo o estado não me negam isso.

A erradicação do estupro entre presos, do consumo e venda de crack, o estatuto do PCC publicado em diário oficial e a imprensa, principal ferramenta de poder dos opressores mostraram tudo. Quem são os alvos do PCC em seus ataques. A luta por sua causa, e a resposta da policia nas ruas. A desinformação causada pelo excesso de informação.

Mostrou também que essa sociedade é muito frágil. Não adianta ficar com medo, é inevitável, algo há de acontecer, mudanças, claro!

O PCC só tenta botar ordem no inferno, não importa quem seja o diabo nesta hierarquia, a questão é que passivamente esta classe se mobilizou com seus recursos para que o Estado pudesse cumprir seu papel. Mas obviamente, este Estado que não cumpre suas obrigações nem para com os contribuintes, ditos honestos, não poderia dar melhores condições de vida para presos. O fato é que nem o povo, nem a policia, nem as autoridades, sabem o que significa ser civilizado. Ou deveríamos comparar este líder com os que conhecemos e votamos?

Uma coisa que não pára de ecoar aos meus ouvidos é que o PCC tal como HIPHOP, trabalham dentro de suas próprias comunidades para suprir suas necessidades, em resposta ao descaso das instituições desse Estado podre. O PCC avançou com violência, seu percentual no montante da sociedade paulista é alarmante. Logo o HIPHOP e seus adeptos, é muito mais numeroso e tem líderes que cantam a revolução a mais de 15 anos. O pavio está acesso, não adianta manter os ouvidos fechados...



3 comentários:

Caio Calazans disse...

O que a elite brasileira não vê é que tudo faz parte de um mesmo todo, a estrutura podre q sustenta o sistema carcerário é a mesma estrutura podre q sustenta a polícia corrupta, o parlamento desinteressado, a imprensa viciada.

E é somente graças a essa estrutura podre q essa mesma elite (aquela q faz parte de 5% da população q detem 80% da renda do país) usa ainda para sustentar a desigualdade social q ainda continua gritante.

Como meu nobre colega disse, o pavio está aceso. E qdo esse pavio acabar, não haverá como botar panos quentes.

Caio Calazans disse...

Sobre Marcola, sinceramente não sei se ele é mesmo um astuto líder ou apenas um bandido esperto pintado com cores mais fortes pela mídia perdida.

O PCC é o q o governo deixou ser. Na minha opinião não melhor do q ninguém... matar inocentes não tem justificativa... independentemente do motivo.

Will Wroblewski disse...

quentinhas:

HOAX -> Entrevista do Marcola para O GLOBO
http://www.midiaindependente.org/pt/blue//2006/05/353577.shtml

FICÇÃO - A conversa de marcola com Claudio Lembo
http://www.midiaindependente.org/pt/blue//2006/05/353577.shtml