segunda-feira, julho 03, 2006

Igualdade, Libertade e Fraternidade!!!

Isto foi publicado no site Epidemia Urbana exatamente à um ano, santa ironia! O título era outro, mas...

BRASIL, TERRA DE TODOS E DE NINGUÉM - 07/03/2005


Providência, é o que precisamos. Providência! Nem que seja divina. Até quando assistiremos calados?

Não é uma questão de propriedade, nem o conceito de fronteira. É apenas uma questão de justiça, pela igualdade, a favor da liberdade.

Tenho medo de que meus filhos não compreendam o significado das palavras “justiça”, “igualdade” e “liberdade”.Já vieram profetas, poetas, malucos, gente de todo tipo tentar devender tais ideais. Agora sonho apenas em defender o significado das palavras, ou no mínimo a manutenção delas no dicionário. Pois é lá, definitivamente, que residem as palavras que não tem utilidade prática.

Neste momento clamo por providência. Talvez clamasse por fraternidade, que nada!

Lutamos por liberdade, e conseguimos. Conseguimos uma liberdade limitada, assitida e velada. E tudo tem seu preço. É tudo que a justiça pode conseguir a quem não faz questão da igualdade.

No meio de tanta riqueza, clamamos por igualdade, e só conseguimos expressá-la em forma de uzura, ganância e sede de poder. Poder este que compra a justiça, promover a desigualdade e claro, compra sua liberdade para todo o sempre, te mantendo preso ao ciclo vicioso to poder, garantindo assim a sua própria "justiça".

Suplicamos por justiça, mas esta só funcionaria nos moldes da lei. Lei esta que não prega a igualdade e muito menos a pratica. Lei esta que restringe e define os limites da liberdade. Edificada por quem detém o poder de definir o que é certo ou errado com o único propósito de julgar e privar da liberade quem não a pode comprá-la.

Sendo a igualdade uma questão de justiça, somente podemos ser iguais compartilhando ideais. Ainda que a liberdade nos proporcione a oportunidade de gritar, ainda não aprendemos como, não entendemos o seu significado, tão pouco seu sabor.

Por esta razão clamo por providência, mas a quem, como?

Providência contra ninguem, providencia a favor de todos, a favor da nossa terra, em prol da igualdade entre seus filhos, da justiça contra os exploradores e traídos que não medem esforços para destruir qualquer vestígio dessa tal igualdade, tão pouco sabem o que significaria "fraternidade".


PAZ!



Voltar à página incial

Um comentário:

Caio Calazans disse...

Pra quem não sabe, o lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", originalmente não era o lema da Revolução francesa.

O original era "Liberdade, Fraternidade e PROPRIEDADE".

O Lema foi mudado posteriormente e foi colocado como um dos mais lindos lemas da humanidade.

ahahahah santa ignorância.