quinta-feira, maio 31, 2007

Malditos recursos de linguistica

Nos últimos dias, as midias viciadas do meu Brasil baronil cairam de pau com textos, comentários, editoriais e matérias de rádio e televisão sobre o golpe que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, estaria desferindo na liberdade de imprensa ao não renovar a concessão pública da RCTV, um dos grandes canais de TV privados daquele país. Caberia compára-la em tamanho e influência política com o Império Roberto Marinho e sua corja.

Na verdade, nem se fala em “não renovação da concessão”, mas sim em “fechamento” do canal. Outra sutileza lingüística muito utilizada, é sobre a “suposta” participação da RCTV na tentativa de golpe de Estado contra Chávez, em abril de 2002. O uso da palavra “suposta”, neste caso, pode significar duas coisas: desinformação ou má fé. Considerando a quantidade de material disponível sobre a participação da RCTV no golpe, a primeira alternativa deve ser logo descartada. Minhas pesquisas superficiais: ( Wikipedia -> link ou busca no google -> link ).

Eis que quem defende a manutenção da emissora se apoia no argumento de "liberdade de expressão".... Ok! O que uma perda de concessão tem haver com liberdade de expressão? Será que os antigos funcionários da empresa foram proibidos de trabalhar em outras emissoras, ou numa nova, ou até mesmo de se expressar? Ou ainda de promover novas conspirações?

Veja um trecho do documentário “A Revolução não será televisionada”





O caso da RCTV pode ser um divisor de águas (eu espero), pois derruba boa parte da credibilidade das mega corporações de mídia em todo o mundo. Seja a CNN, na falsificação de imagens de protestos; sejam as agências de notícias ligadas diretamente à Casa Branca ou as emissoras privadas da América Latina, que apoiaram o golpe na Venezuela em 2002. No Brasil, o ímpeto contra Hugo Chávez já coleciona inúmeras distorções, meias verdades e mentiras inteiras (pra não dizer gigantes).

A primeira página da Folha de S. Paulo desta quarta-feira (30) registra que a concessão da RCTV foi "cassada" por Hugo Chávez. Não é verdade. A concessão terminou e não foi renovada; ela não foi cassada."

Leia mais aqui: http://www.fazendomedia.com/diaadia/protoblog.htm

Produzir televisão, rádio ou jornal é apenas uma das fontes de renda/objetivo dessas empresas. Elas têm vários negócios (da China! - Diga-se de passagem). Quem são os donos da Sky, por exemplo? Quem controla a rede americana ABC? E a CBS? e a NBC? É só checar os interesses comuns de Gustavo Cisneros e dos mexicanos Carlos Slim e família Azcárraga.
Basta ver quem são os donos das concessões de TV e Rádio que atingem a maior fatia da população brasileira, familia Sarney? Família Collor? ACM? Barbalho? Quem mais?

Olha só a listinha... veja quem são os donos ->
Emissoras da Rede Globo

E é claro que os descendentes de Charles Foster Kane não desistiram de dominar o mundo. Evo Morales e Hugo Chávez são uma ameaça aos interesses dessa gente. Pois os Kane são descendentes diretos dos colonizadores, dãnnn. Assim como os índios se levantaram na Bolívia e na Venezuela, ameaçando os interesses da elite que controla as terras, a riqueza e a mídia, isso pode acontecer em outros países. E são esses mesmos magnatas que colocam no mesmo saco, MST, MLST, CUT, Centrais Sindicais, Via Campesina, UNES, UJS, Farc, Hezbollah, ETA, Mano Brown, partidos ultra-esquerdistas, traficantes dos morros, o pessoal do hiphop e qualquer um que não tenha TV à cabo em casa, hehehe. Todos são ensacados e rotulados como vagabundos baderneiros e terroristas, e os coitadinhos da classe média que sempre pagam as contas abraçam a idéia, por que pra nossa educação questionadora, o humorista playboy é o principal formador de opinião (Desculpe aí gordinho fofo!)

No Brasil, por exemplo, há uma campanha para desaparecer com os negros (a carne mais barata do mercado). Ou para negar-lhes a condição de descendentes de escravos, indenização = quotas (isso dá muita discussão ainda!). Pois como determina nossa constituição somos um país multirracial. Ou seja, somos todos iguais, não existem negros, nem amarelos, vermelhos, nada. Daí que não existem interesses políticos dos negros. Sim, a discriminação e o preconceito "é pontual", dizem os que dizem que não são racistas.
A genética prova que Neguinho da Beija-Flor é, nas palavras de um cientista, majoritariamente "europeu". Pronto, Neguinho da Beija-Flor não pode mais falar como negro, nem como porta-voz dos negros, uma vez que é europeu. Mas ele não tem direito a um passaporte da Comunidade Européia. Vejam como é um processo cínico, uma eugenia às avessas, não para provar que existe um grupo de pele bem alva que controla tudo, mas para desprovar que um grupo de pele negra tem claras desvantagens sociais diante da polícia, dos justos cidadãos.

E apesar de milhares de programas sociais do governo, ainda continuo afirmando que a politica publica que atinge a maior parcela da população carente é o cacetete da polícia.

E o maior absurdo das elites no meu país é que além de controlar a opnião da massa, eles não cansam de perseguir a rédea da opinião governista. Eles tentam o tempo todo dizer quem deve ser amigo do governo, o que o governo deveria ou não fazer, e pra piorar, já ouvi Ministro dizer que se a mídia caiu de pau, significa que o governo acertou, caso contrário, mais caroço no angú; Nem devemos considerar aqui que essa mesma mídia - necessária ao governo - tem muitas dívidas éticas e acertos de contas com o Partido do Presidente da Republica por serem os protagonistas de golpes de boca de urna. E o tal DossiêGate?! E o debate Lula x Collor, hein?! hein?! hein?!

Malditos recursos de linguistica!!!!! Pra me xingar, basta clicar em comments....

terça-feira, maio 29, 2007

Who's stupid!!!!

E eu achando que simulação de ação anti-sequestro com troca de tiros dentro de onibus fosse estupidez... Tirar a vida de inocentes com uma calibre 12 (supostamente carregada com festim), durante um treinamento estupido, e estupidamente preparado e executado.
Achei que os nossos indices educacionais, além dos parametros governamentais e do descaso prático fossem estupidez também.... Mas quer saber?! A lavagem cerebral do Tio Sam é a nossa referência, estupidez da cultura do medo e consumismo! Lembra do que escrevi sobre o maldito ego?

Estupido seria eu questionar se alguma das das perguntas você não sabe responder, afinal estas respotas, não tornariam ninguém mais ou menos estupido do que meu maldito julgo pelos estadunidenses e o que pensamos ser o mundo que vivemos. Indignação estúpida a minha? Pois é... Estupido sou eu.... sem mais....


Mr. Intentional

Ansiedade é um problema. Enquanto espero desesperadamente o dia 14 de junho, no meu fone de ouvido a Lauryn Hill é uma constante. Reflexão, inteligencia e fé são coisas que deveríamos colocar na lista de prioridades para entendermos e avançarmos na nossa caminhada.
Ontem fiquei pensando muito sobre uma letra que dizia o seguinte:


Sr. Proposital

Sim...Sim...Sim...Sim... Você vê a estrada para o inferno ladrilhada com boas intenções
Você não pode dizer a forma como eles devem mencionar
Como eles ajudam você, você é apenas um tipo de vitima sem esperança
Por favor não me faça nenhum favor, Sr. Proposital

Tudo o que eles falam, andando para a perfeição
Eles caminham na estrada comandando teu amor
Eles precisam ser necessários, enganados pela motivação,
uma oportunidade para uma situação mais distante
Por favor não me patrocine, Sr. Proposital... oh...

Damos asas ao ego sendo imaturos
Os conselhos que nós desesperadamente procuramos
o esforço subconsciente para suportar nossos amantes
Tão engajado em negar, admitir que somos imaturos
Validando mentiras, Sr. Proposital


Abra seus olhos Sr. Proposital

Cravados num sistema que procura chupar teu sangue
Emocionalmente reféns abraçados ao que todos fazem
Contando toda a grana que você os dá porque
Exploram a ignorancia em nome do amor
Pare antes de cair porque é o que simplesmente um caminho que existiu
Por favor não me justifique, Sr. Proposital
Tão uni-dimensional, Sr. Proposital

Não me faça nenhum favor

Acorde, você estava dormindo, arrume sua cama e se mova
Pare de culpar os outros, a culpa não é de mais ninguem
Exceto a verdade sobre você
Você sabe que a vida continua sem você
e sem suas caras invenções inúteis
Desfarçando suas intenções
Não cultue minhas dores, Sr. Proposital

Veja, eu sei que vc não pode me ajudar, Sr. Proposital
A unica ajuda que preciso pra viver não é profissional
A unica fortuna que tenho não é material
E se você precisa de mais que isso - Não estou disponível

Por favor não me entretenha, Sr. Proposital
Eu não preciso de sua simpatia, Sr. Proposital
Fique longe de mim, Sr. Proposital
Tão adimensional, Sr. Promocional, Sr. Emocional, Sr. Sr. Proposital....

quinta-feira, maio 24, 2007

A MERDA

Nada acontece como gostaríamos nem como havíamos previsto. Morre uma pessoa próxima. Explode uma guerra. Perdemos o emprego, ou tememos perdê-lo. Naufragamos na miséria. Ficamos doentes. Estamos infelizes no trabalho ou no amor. Não somos livres. Nossos pais são retrógados, invasores, pirados, egoistas, desligados, autoritários, temos sempre alguma reprovação a lhes fazer. Nossos filhos nos decepcionam. Estamos cansados, trabalhamos demais. Temos muitas e pesadas responsabilidades. Não temos tempo para nós. Nosso companheiro(a) nos trai ou nos abandona. Ficamos impotentes. Nossos rivais nos superam. Tememos o ridículo. Vamos ficar velhos. Não realizamos nossos sonhos. Vamos morrer. Mesmo quando tudo vai bem, temos medo.
Gostaríamos tanto que os acontecimentos se conformassem à ordem que decretamos, às imagens que criamos na cabeça, às palavras que pronunciamos, aos conceitos que fabricamos.
SOMOS CRIANÇAS MIMADAS, DITADORES.
O que é esse sonho de um mundo sem morte, sem doença, sem velhice, sem acidente, sem desordem, sem erro, sem broxada, sem abandono, sem traição, sem infidelidade, sem derrota, sem inferioridade, sem ridículo, sem cagada, sem rejeição, sem drogas, sem assassinato, sem roubo, sem derrota, sem mentira, sem gozação, sem decadência, sem invenção, sem novidade, sem surpresa, sem sofrimento, onde tudo acontece exatamente conforme desejamos?
A realidade pode ser desagradável, mas é a pura realidade. A verdade pode feder, mas é a verdade.

Olhe então para a realidade e não tema a verdade.

Olhe para a merda do mundo. É exatamente a mesma merda que há em você: a besteira, a cobiça, a impotência, o rastejamento, a raiva, a violência, a arrogância, a intolerância, a teimosia, o ciúme, a inveja, a vergonha, a desconfiança , o medo, o exibicionismo barato, a superficialidade, etc. Se você acusa os outros [o mundo, os homens, as mulheres, a família,o sistema, etc] você é um verdadeiro covarde, se você se culpa, você é um idiota. Mas se você se recusa a ver a merda você é o pior dos covardes. A verdadeira coragem está em ficar na merda. Trabalhar com ela. Aceitá-la tal como é. Ver que a realidade é vazia de julgamentos.
E sentir no mais íntimo que a merda é você sonhando com merda.

AUTOR DESCONHECIDO, ou um apenas mais um MERDA!!!

Eis a merda da minha opinião:


Vá à MERDA!!!!!! Ou seja, interiorize-se e descubra que diferença você faz nesse fosso do mundo chamado Terra... Ou contente-se em ser apenas um merda rico, ou um merda bonito, ou um merda bem sucedido, ou um merda frustrado, um merda deprimido, um merdão, um merdinha, um merda pobre ou rico, um merda de qualquer rótulo, cor, idade e fedor... Delicie-se com a merda de sua vida enquanto lhe é possível feder, sonhando e fedendo mais que a outra pessoa ao lado... E ao menos seremos preteridos pelos urubus mais exigentes.

terça-feira, maio 22, 2007

Desafios

Minhas primeiras publicações foram acreditadas pelo antigo site http://www.hiphopbrasil.com.br

Todo apoio e confiança nas minhas loucuras... Cada vírgula, cada ponto, cada treta, cada idéia, meus discursos comuna, remungos e chatices.... O cara que botou uma fé foi o DJ Click. Perdemos o domínio hiphopbrasil, mas a luta continua no http://www.epidemiaurbana.com.br . Lá consta na lista de colunistas um tal de Wil CdeI... o codinome do manézão aqui.

A primeira matéria do hiphopbrasil foi um desafio, falar sobre o feriado de 20 de novembro, dia da consciência negra, de Zumbi dos Palmares, de negritude de atitude e de fé; Fé em dias melhores. (também tem aqui no blog-> LINK

Agora o desafio é outro... lançar uma letra de música pra DJ Click gravar seu disco.
"- Mano, vou lançar um disco, se vira por que precisa ter uma letra sua no disco"

E agora??? Chover no molhado? Qual o mote? Por onde começar? Inspiração?

Bem, a Lauryn tá me falando um monte de coisas bonitas no ouvido, o Brow e o Ed Rock ativam minha revolta, o Bill me leva pra realidade miseravel de nossas vidas periféricas, o Thaíde me lembra que musica também precisa ser dançante. Cypress me faz pensar em "contestações", 509-E me remete ao grau máximo da pilatragem burguesa, o cárcere. O Gog me mostra que uma coisa é tentar, outra é ter talento, pensei numa letra gringa, fiquei puto de lembrar o que a industria fez com o RAP na gringa. Lembrei do paga-pau que tinha um discurso à pampa até se vender pra coca-cola. Penso nos poetas de cordel, lembro do grande poeta Bob.

Não é de hoje que discuto sobre o futuro do RAP e seu papel social.
Não quero mais retratos da periferia, da miséria, do ódio e das chibatas cotidianas. Penso que o RAP agora tem maturidade e precisa mostrar caminhos, saídas e fazer o povo pensar e agir.

E agora? Por onde começar? O que evitar? O que considerar?
Espero que a insonia me ajude nisso!

Sem comentários!!

terça-feira, maio 15, 2007

Eu...eu... eu!!!!

Muito me questiono sobre a conduta do individualismo ao qual somos submetidos ou cooptados dentro de nossas vidas vazias. A desumanização das relações nos coloca no papel de coadjuvantes passivos da mediocridade. Pensar no próximo dá trabalho. Sonhar com um mundo melhor causa depressão.

Na busca de reencontrar minha fé e meu equilibrio, racionalizei mais uma vez sobre as religiões, sobre o carma budista, sobre a reencarnação Kardecista, sobre os preceitos e história do cristianismo do vaticano, sobre o Judaísmo e seus mandamentos, e quando cheguei no hinduísmo me deparei com as tais "castas" sociais. Pensei sobre a eficácia dos livros de auto-ajuda, sobre o fenomeno do "Segredo" que a milhares de anos chamamos de fé. Mas ao contrário das igrejas evangélicas que destilam seu "amor" aos irmãos que buscam além de ajuda espiritual, uma ajuda empresarial, não podemos dizer que o culto aos objetivos pagãos de prosperidade financeira das ostentações terrenas seja algo clerical ou condenável, afinal gira a roda da humanidade com grana.

Esse negócio de revolução interior e a rebeldia com o mundo caótico nos coloca numa posição estéril, ou somos parte da solução ou parte do problema. Será?! Segregação, comunhão, ilusão?

Enquanto não obtenho respostas, vemos estudantes fuzilar colegas na escola, Japonês decapitar a mãe pra chamar a atenção, pseudo-cidadãos matando e morrendo por motivos banais ou torpes; O Papa do Reich querendo missas em Latim e toda uma sorte de pessoas querendo 5 minutinhos de fama, e assim vemos também o desespero tomar conta de muitos corações.

E no fundo, o grande problema do mundo sempre será nós mesmos, sempre o maldito EU. Mudar o mundo virou exercicio dos manuais de auto-ajuda, porém ao ponto que somos reféns desse mundo, o único mundo possível de mudar seria o nosso "mundinho interior". E se existe algum diabo, este habita o lugar comum do nosso egoísmo patético nos impedindo de ouvir o próprio coração. E no meu rádinho ouço as seguintes afirmações dos poetas do lixão:
Continuemos nos matando irmãos, sabe pra quê? Por que assim seremos sempre iguais. O egoísmo transformou o mundo numa fábrica de fazer vilões, sem rostos, sem opiniões, apenas um saco cheio de ódio e frustrações.

E até onde valeria à pena ser um alienado a menos nas estatísticas?

segunda-feira, maio 07, 2007

Nação Zumbi, Nação Zulu

No ultimo final de semana tentei aproveitar algumas das atrações da virada cultural na capital de São Paulo. Fui à praça da Sé, onde se apresentaram Alceu VAlença, Andrew Tosh, Nação Zumbi e Racionais MC's.
Como cheguei tarde, vi apenas o show da Nação Zumbi. Um caleidoscópio de tribos, estilos, gente de todo lugar, de todas as idades, de vários tamanhos, de diversas intenções.
Ao chegar, peguei resquícios do show do Andrew Tosh, o filho do grande Peter Tosh. Uma parte galera do "bem" permaneceu por lá. Os fãs da Nação Zumbi começa a chegar, assim como os fãs dos Racionais. Por ser eclético, sou fã de todos os artistas que se apresentaram, e embora eu não seja antropólogo do caos, nem cientista da lama, achei o máximo a mistura dos públicos, do meu povo da perifa, pulando e curtindo com o resto do pessoal, os regueiros, os porra-louca; Porém, confusão seria quase inevitável. Mesmo com o policiamento, o número de "malucos" era muito grande.
Com o começo do show (espetacular) da Nação, começaram as "rodas", e o pau comia, na roda se via careca, cabeludo, mano, mina, truta, rastas e toda uma sorte de gente curtindo com muita energia. Na segunda metade do show, quando começaram a tocar o disco DA LAMA AO CAOS, vi os manos da perifa se quebrando na roda com os playbas marombados.. hahaha força e poder de persuasão são coisas distintas. Sem maiores comentários.
Após o show da NAÇÃO ZUMBI, aguardamos por algum tempo, e com o atraso e canseira acabei rumando pra casa, pois já havia assistido à outros shows dos Racionais na Z/S e claro, já estou meio tiozinho pra acompanhar a curtição até o sol nascer.
Pelo que fiquei sabendo na merda da grande mídia, parece que houve uma luta campal entre fãs e policiais, alguns carniceiros de plantão ainda ousaram a creditar a culpa ao Mano Brown, em algum outro veículo de mídia ouvi dizer que o Mano Brown incitou os fãs à "quebrarem" os policiais.
Como eu saí antes do ocorrido, eu prefiro não botar a culpa na organização do evento, nem nos litros de álcool e psicotrópicos consumidos, muito menos aos Racionais MC's.
Se existe alguma coisa que tem crédito na mídia, é a declaração do Senador Suplicy:
- Já assisti a dois shows do Racionais na Favela da Godoy (Capão Redondo, Zona Sul). Não tinha polícia, não teve confusão".
O senador contou que seis policiais subiram ao palco e pediram que o vocalista do Racionais, Mano Brown, terminasse o show. Brown pedia para que o público se acalmasse. "O Mano Brown pediu para o público não se envolver na confusão. Que uma minoria não tinha o direito de acabar com o show. Pedia paz e calma".

Na minha miserável opinião, ainda estou procurando o "pão". Pois o circo foi garantido ao povão. A virada cultural mesmo sendo uma iniciativa muito boa, não deveria ser organizada nos moldes parisienses. A organização ainda deixa muito a desejar e as 24hs são muito curtas para conseguir definir uma agenda cultural. O público precisa escolher uma das centenas de opções, e por este motivo, não acredito que o evento promova a cultura, ao meu ver é um simples Carnaval fora de época, o que denomino "CALA BOCA" para o povão.

E quando me perguntam: - Porra, mesmo sendo de graça vocês criticam?"

Respondo: De graça uma vírgula!!!! Quero ver o quanto foi gasto pela secretaria de cultura, e quero ver quem me prove que os R$4 mi representam algo perto da arrecadação da cidade, ou ainda se R$4 mi foram suficientes para o atual prefeito (e seus aceclas dos transportes coletivo), aceitarem as condições da prefeita Marta a alguns anos atrás. Mas isso é outra história, hehehe.

Só não admito a tal mídia hipócrita falando merda sobre os Racionais MC's, por mero preconceito e falta de discernimento. Pois se eles conseguissem enxergar a real mensagem que o incidente deixou, estes já teriam se mudado para a Europa.

Mas deixo aqui alguns links, e como Mano Brown diria: - Tire você a conclusão!

Youtube PM x POVO
Racionais Mcs na Virada Cultural Mil Tretas 1
VIRADA CULTURAL 2007- Erro Militar Policial
Politicos aprovam maioridade penal e riem do rap - BLOG DO FERREZ
Post da Soninha

terça-feira, maio 01, 2007

Só um peidinho...

Pessoal, uma dica de utilidade publica, não entre na piscina após feijoadas, churrascos, dobradinhas ou afins. Eu avisei!