quarta-feira, setembro 27, 2006

Debate ou Embate

Com regras definidas pelo matemático Oswald de Souza, Chico Pinheiro começa o debate político com os candidatos a governador do Estado mais rico da união. Enquanto isso na outra emissora o Franklin Martins se contorce de raiva... coitado, ganhou férias eternas da Globo. Achei o máximo a disposição dos candidatos no cenário da globo, os de esquerda tiveram seus lugares do lado esquerdo garantidos, e o Serra ficou do lado do Mercadante.

Depois de vários apelos sobre a minha falta de humor, agora é hora de falar sério, mas no mínimo tratarei os candidatos com os apelidos que eu uso no dia a dia.

Candidatos presentes:

José Serra (Mr. BURNS)



Plínio de Arruda Sampaio (MUMM-RÁ)



Carlos Apolinário (MÃOS LIMPAS)



Orestes Quércia (PULSO FIRME)
P.S.: Vc acha que é fácil segurar este pequeno queixo?!



Aloizio Mercadante (BIGODE ou "Ned Flanders")



Destaque para o Bigode pedindo desculpas a sociedade. "Até dentro das familias, um pai e uma mãe ficam surpresos quando descobrem que seus filhos fazem coisas abomináveis, até marido e mulher se surpreendem com uma atitude do outro, a família do PT tem 600 mil filiados."
Outro destaque fica para a rede globo e seus sorteios com pedacinhos de papel... sem comentários...
Na vez do Mr. Burns fazer a pergunta sobre corrupção, ele desperdiçou a chance de cair matando no Bigode. O candidato "Mãos Limpas" seguiu a linha do Bigode, antes de responder fez o seu discurso eleitoral, disse inclusive ter aberto mão de 2 aposentadorias parlamentares que totalizariam aproximadamente R$ 10 mil por mês e que só anda com carro particular."- Sou transparente!"... Não fosse ele bater boca com o Chico Pinheiro no terceiro bloco eu acreditaria nessa transparência, pois quase passou novamente desapercebido pelo eleitorado.
Mumm-Rá, não gosta de ser chamado de ultrapassado, o socialismo ainda não morreu! No meio de tanta conversa pra boi dormir, ele foi o único que citou coisas importantes, tais como, mudança de modelo econômico, submissão ao capital estrangeiro, abismo social, soberania do país, etc. Acredito que para a grande parcela da sociedade ele passe desapercebido, pois agiu diferente de todos os outros candidatos, procurou não fazer promessas. Amigo das principais cabeças de esquerda brasileira, (tanto as vivas quanto as mortas) ele não entrou no jogo dos outros candidatos pois sabe quantos anos luz de diferença há nas intenções de voto.
Eu apelidei o Quércia de Pulso-Firme, mas mereceria o título de candidato a vaga do Bussunda, pois além dele ser uma piada, ele que fez as melhores gozações do debate. Criando inveja aos cartunistas de plantão. Vamos as melhores piadas...
Pulso-Firme questiona a idéia do Mr. Burns, de ter dois professores por turma no primeiro ano do ensino fundamental, ele em tom humorado explica a proposta do seu rival Mr. Burns:
"Um professor só sabe ler e o outro só saber escrever, ambos ensinarão o aluno a ler e escrever, perfeito!".
Outra piada foi o candidato Mãos Limpas divulgar uma pesquisa encomendada sobre as promessas do Mr. Burns, durante toda a campanha foram “171” promessas... kákáká, que demandariam um total de R$ 200bi para ser concluído em no mínimo 20 anos... UAU!
Mumm-Rá fez uma analogia com peixes de água doce e de água salgada,"- são todos peixes, o PSDB e o PT".
Bigode e Pulso-Firme fizeram dueto pra foder com o Mr. Burns, e mandaram bronca na questão da segurança pública. Mais um pouco o Bigode convida o Pulso-Firme pra tomar um drink depois do debate.
Fome-Zero do Mãos Limpas: "Se não tiver carne na hora do almoço, tinha que ter pelo menos um ovo, uma abobrinha refogada". Ainda bem que a Janaina não ouviu isso!
Mumm-Rá com seu discurso de extrema esquerda defendeu a reforma urbana no Estado para solucionar o déficit de 770 mil habitações em São Paulo, falou sobre especulação do mercado imobiliário, etc. Já Pulso-Firme prometeu construir 400 mil casas populares, se eleito, formando parcerias com prefeituras. O Mãos Limpas falou em mutirão.
Piadinha do Bigode dizendo que levará ao interior do Estado mais do que "os três P's dos tucanos: pedágios, presídios e PCC".
Quem acredita no sorteio da Globo???
Mr. Burns aproveitou-se do fato de ser o último a realizar suas considerações finais, no quinto bloco do debate promovido, pela TV Globo, nesta terça-feira à noite, para partir ao ataque depois de ter evitado críticas aos adversários nas duas horas anteriores. Infelizmente a minha responsabilidade cívica perdeu de goleada para o sono... Sem condições de ver tudo até o final.

Voltar à página incial

4 comentários:

Unknown disse...

Nem vi o debate, mas pelo clima, acho que o Serra deve ter perdido alguns pontinhos. Será que ele ganha no primeiro turno mesmo?

Anônimo disse...

Assisti até o final do debate e a minha impressão foi a mesma que a tua. Achei que no emaranhado de promessas o Plínio foi o que melhor usou o espaço, apesar de não possuir a desenvoltura "neurolinguística" dos outros, ousou falar de modelo econômico, submissão ao fmi e ainda deu aula de reforma agrária.

Anônimo disse...

Apos, o debate, experimente perguntar a quem assistiu, qual o candidato q convenceu e merece o respectivo voto. Eu o fiz, e maioria me respondeu q Plinio seria o mais bem intencionado, porem, ninguem afirmou q votaria nele, afirmando q seu voto seria anulado pela larga distancia nas intenções de votos do cand. Plinio em relação aos mais cotados nas pesquisas. Após essa afirmação, o grupo em q eu discutia começou a expor "técnicas" de naum eleger pessoas ao qual ele naum confia e ao mesmo tempo eleger o "menos mal" sem perder seu voto. Sinceramente, eu nem quis conflitar essa ridícula postura, que por incrivel q pareça, parece ser a posição q a maioria defende. Concluindo, deixo bem claro q naum defendo a candidatura do Plínio, minhas palavras acima descritas eh apenas para expor minha visão e convicção de q alem de naum existir candidatos competentes no Brasil, os brasileiros naum sabem votar. Conhece essa ultima frase neh? Depois dizem q Pelé calado eh um poeta.

Caio Calazans disse...

Assisti a poucos trechos.

Já foi o tempo em q debates eleitorais me chamavam a atenção.

Hj em dia, o sono é mais forte.