domingo, setembro 03, 2006

Um dia de sol em Londres

Não interessa se meu nome é britânico e meu sobrenome polonês, nasci no Brasil e sou cidadão do mundo. Eis uma boa desculpa para que eu trabalhe para um dos pilares do nosso sistema neoliberal hediondo em projetos internacionais. Globalization. Nem me iludo mais com a idéia de internacionalizar / globalizar a responsabilidade pelos danos que esse mundo causa a si próprio em todas instâncias.

Nada, nada disso importa. O jogo do Brasil X Argentina na Inglaterra está na minha frente, na telinha da Globo. O engraçado é que estou mais preocupado com a minha vontade de gritar. Mas meu grito não seria inflamado pela empolgação do "intelectual esportivo" que ganha de acordo com o batimento cardíaco, muito menos pelo fanatismo da camisa canarinho. Meu grito sai assim. Pelo blog. Esquisito, não? Relaxe, Já entrei na terapia.Estou aprendendo a ver as coisas por outros ângulos.

Do ângulo que estou eu vejo uma recuperação de custos publicitários feitos - 5 minutos de pausa, rolou uma jogada linda! - Entretainment. É isso que o povo gosta, é isso que o povo quer, é o que ele precisa.

Galvão diz: _ EEEEEssste e o espírito moleque do Robinho!

Povo?! O inglês claro, no Estádio mais requintado do mundo, um verdadeiro luxo. Brasil e Argentina. Caralho! O clássico Máximo do futebol mundial. Mas oportunidades são oportunidades, e alguém acharia que o Robinho sai daqui valendo apenas 20 milhões de dólares? O estádio, ah o estádio. Impossível existir algo assim no Brazil Baronil.
Ouvi o som das caixas registradoras (Pink Floyd é foda, ecoa na minha mente). Então... o estádio. O povo fica sentadinho em cadeiras do lado do campo. E possível sentir os odores dos jogadores.

Na boa, entendi o que eh TEAM WORK, a tal excelência, perfeito. E os "recursos" das seleções trabalham duro. Task Force for Challenges. Claro, a competição. Diz ai Marx...

Eu quase esqueço de citar os anúncios do Habbibs nas placas de publicidade dinâmicos por todo o perímetro do campo. Entenda, Globalização! Brasil contra Argentina, na Inglaterra, vendendo comida árabe para os canarinhos patrocinados pela Nike Americana. Como o Galvão disse, domingo de sol, na hora do almoço, o momento perfeito na rotina dos civilizados, cada vez mais escassos. Tudo para te entreter, é óbvio, estou mandando umas geladas pra dentro enquanto isso. A roda gira, eu sou apenas mais um lactobacilo vivo?

Acho que estou um pouco entorpecido pelas cervejas em jejum e pelas dores musculares provocadas pela batalha campal do dia anterior no campeonato de futebol da empresa. O Robocop parece um bailarino ao meu lado, estou todo quebrado. E daí?! Entre milhões de brasileiros, eu não obtive a graça de ser um dos vinte e poucos que vestem aquela camisa amarela, ser conhecido pelo mundo inteiro, ter muito dinheiro e todas as mulheres aos meus pés, diria, santos pés.

Entre o trágico e o cômico, o resultado é 3 x 0, o espetáculo que todos venderam na ultima copa, e que não aconteceu. Com um pouquinho de atraso, é entregue aos investidores o show que eles pagaram com as bilionárias campanhas publicitárias. E esta semana tem mais. O mundo insano das guerras, as eleições presidenciais e o caos da insegurança pública ficam anestesiadas enquanto nos embriagamos novamente com o ópio.


Xenofobia o cacete... Agora me tornei brasileiro por alguns minutos, banana para os "hijos de la madrecita".

Boa semana!

5 comentários:

Planet Not Found disse...

Excelente!
Contudo, evite andar com o "senso critico" ligado no maximo - afinal, como diriam os Ramones, "Ignorance is a bliss"!
Hakuna Matata meu brow Capoeira!
[]sss e parabens pelo blog!

Unknown disse...

Muito bom post. O importante é vencer e convencer, não é mesmo? ;)

Abraço!

Anônimo disse...

Vizinho,
Você estava, mesmo, arredondado e adrenalizado pela "Copa da empresa" !
Muito legal!
[ ]'s

Unknown disse...

Ae brow!
Parabens pelo blog e por este cerebro que, a cada dia, com "incentivos" fica melhor!!

Abracos,

Anônimo disse...

Veio, o importante é gritar mesmo (argentina)... Pooo eu gritei... Vizinhos???, realmente estao um pouco longe... mas com certeza escutaram...
Mesmo neste pao e circo... temos que aprender que podemos mudar isso,,, mas o show nao deve parar...
Abraços
Andre (FLN)