sexta-feira, setembro 29, 2006

De volta ao futuro???

Eu estava pronto para começar a escrever sobre o medíocre debate dos presidenciáveis, ocorrido ontem na TV Globo. Então recebi o texto abaixo de um amigo pelo Instant Messaging *, ele esperou que eu lêsse, refletisse e só então me informou a autoria.

Nem pretendo comentar nada.




"O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Não há princípio que não seja desmentido nem instituição que não seja escarnecida. Já não se crê na honestidade dos homens públicos. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos abandonados a uma rotina dormente. O desprezo pelas idéias aumentam a cada dia. A ruína econômica cresce, cresce, cresce... A agiotagem explora o juro. A ignorância pesa sobre o povo como um nevoeiro. O número das escolas é dramático. A intriga política alastra-se por sobre a sonolência enfastiada do país. Não é uma existência: é a expiação. Diz-se por toda parte: O país está perdido!"


Eça de Queirós (escrito em 1871)

4 comentários:

Unknown disse...

Karl Marx já dizia que a História se repete. Uma vez como tragédia e uma segunda vez como farsa. O problema é que para chegar na farsa, temos que ver a tragédia três vezes. E nem com a farsa somos capazes de rir.

Quando Hitler investiu na campanha contra a Rússia no inverno, cometeu o mesmo erro de Napoleão. E viu o seu exército ruir de forma similar, sucumbindo não ao exército russo, mas à natureza e à vilania dos homens.

Resta aos homens optar pelo bem. Afinal... que mal tem? ;)

Caio Calazans disse...

Hehehe... diz tudo não?

Na verdade o q de mais interessante q vi ontem, por incrível que pareça foi uma reportagem especial no jornal da globo a respeito de como funcionam os meandros da política brasileira.

Em que estrutura está fundamentada. Na verdade, o que a reportagem nos confirma é que a política no Brasil está destinada ao toma lá, dá cá.

Deputados brigam por emendas ao orçamento para agradar suas bases eleitorais, prefeitos são obrigados a apoiar deputados federais e/ou estaduais para conseguirem recursos para suas cidades.

Ou seja, isso está implícito na política nacional há muito tempo. De quebra ainda teve uma pequena entrevista com Roberto Freire, que desistiu de se candidatar por considerar o congresso nacional um lugar de pessoas despreparadas para legislar e apenas preocupadas com seus interesses pessoais.

Não há muita novidade, mas foi bem mais interessante q o "debate".

russoz disse...

Will,

Não sei se isso aumenta o meu pessimismo na continuidade da putaria nesse país, ou se isso aumenta a minha esperança, uma vez que já que era cagado em 1871 e de lá prá cá o país cresceu muito, talvez o país continue a crescer mesmo com essa zona que vemos hoje.

Anônimo disse...

... ou seja, temos que apelar para aquela célebre e famosa máxima

SAME SHIT, DIFFERENT DAY