terça-feira, julho 25, 2006

Videos do Cordel do Fogo Encantado

Pessoal,

Eu selecionei os videos do cordel disponiveis na internet, divirtam-se:

Concha acústica do TCA Tempo: 02:03

Pedrinha Tempo: 00:38

Ai Se Sêsse Tempo: 00:51

Poeira Tempo: 02:56

Porão do Rock Brasília Tempo: 02:21

Solo de Percussão Tempo: 01:13

Morte e Vida Stanley Tempo: 03:21

Antes Dos Mouros Tempo: 04:49

Louco de Deus Tempo: 02:27

Na Veia Tempo: 03:34

Chover (ou Invocação Para Um Dia Líquido) Tempo: 04:35



segunda-feira, julho 24, 2006

Banditismo.



Os antagonismos perseguem Marcola, sua presença no atual cenário histórico do Brasil é bem instigante. Ele no fundo está buscando para os outros aquilo que lhe é essencial enquanto ser humano e de sua classe, a carcerária. Seria ele capaz de transformar outras coisas se ele não fizesse apenas parte dessa classe? Por que será que nesta Zona toda o único que parece civilizado é o nosso alvo de especulação, o Marcola? Seu sucesso é tudo que ele não quer. A mídia o criou? Afinal, bandido ou mocinho? Líder ou teleguiado?


Como poderia alguém que nasceu no berço da miséria, com o destino definido pelas faltas de respeito e oportunidade, excluída completamente daquilo que se diz sociedade, ser um candidato à mártir?

Dentro de seu próprio contexto, ele já é demérito de sua própria existência, contrariando quaisquer estatísticas do próprio IBGE. Através de algo muito atípico, a leitura, ele se arma de todas as ferramentas da própria sociedade que ele próprio só conhece bem nos livros, seguindo todas as normas e burocracias legais para que o Estado ao menos não o continue privando da liberdade. Mas, novamente a sociedade diz “não”, isso quando responde. Será indigno ter ódio? Só conheci Jesus Cristo em livros e filmes, sei não!

Talvez o fato de nunca ter tido contato, de verdade, com a sociedadezinha do lado de fora, o tenha feito compreender melhor sua ridícula dinâmica. Entendendo, com clareza, como suas instituições estão falidas, não seria necessário instaurar o caos para criar estardalhaço, bastava criar um colapso nas medidas de poder. Pois antes de serem perseguidos pelos opressores fardados, estes foram agredidos de antemão. Bravo!

Só não podemos esquecer que o opressor é mais cruel. Todos conhecem, eles chacinam, corrompem, abusam do poder e se colocam sempre acima daquilo que deveria representar a sua bandeira, a ordem e a lei. Então a sociedade, com seu efetivo armado, avança contra a praga que é o efeito colateral chamado pobreza, miséria. Matam mais pobres, fria e cruelmente. Civis pobres são sempre suspeitos, é fato. Nem entrarei na questão racial, mesmo por que outro antagonismo se forma, o cara não é negro.

Isso seria muito avanço social, o controle populacional perfeito! Palmas! Só que nós, pobres somos como pragas, nos multiplicamos. E cada vez faltam mais coisas, que vocês mesmos nos instigam a ter, e assim faturar mais, para a cada dia ostentar mais. Santa burrice. Essa bomba estoura quando?

O inconsciente da representação social acreditou que largando um bando de desvalidos criminosos num inferno seria suficiente para eles próprios se exterminassem? Tenho minhas dúvidas... Mas o massacre do Carandiru e as condições das prisões em todo o estado não me negam isso.

A erradicação do estupro entre presos, do consumo e venda de crack, o estatuto do PCC publicado em diário oficial e a imprensa, principal ferramenta de poder dos opressores mostraram tudo. Quem são os alvos do PCC em seus ataques. A luta por sua causa, e a resposta da policia nas ruas. A desinformação causada pelo excesso de informação.

Mostrou também que essa sociedade é muito frágil. Não adianta ficar com medo, é inevitável, algo há de acontecer, mudanças, claro!

O PCC só tenta botar ordem no inferno, não importa quem seja o diabo nesta hierarquia, a questão é que passivamente esta classe se mobilizou com seus recursos para que o Estado pudesse cumprir seu papel. Mas obviamente, este Estado que não cumpre suas obrigações nem para com os contribuintes, ditos honestos, não poderia dar melhores condições de vida para presos. O fato é que nem o povo, nem a policia, nem as autoridades, sabem o que significa ser civilizado. Ou deveríamos comparar este líder com os que conhecemos e votamos?

Uma coisa que não pára de ecoar aos meus ouvidos é que o PCC tal como HIPHOP, trabalham dentro de suas próprias comunidades para suprir suas necessidades, em resposta ao descaso das instituições desse Estado podre. O PCC avançou com violência, seu percentual no montante da sociedade paulista é alarmante. Logo o HIPHOP e seus adeptos, é muito mais numeroso e tem líderes que cantam a revolução a mais de 15 anos. O pavio está acesso, não adianta manter os ouvidos fechados...



quarta-feira, julho 19, 2006

Cordel do Fogo Encantado

Umas das bandas que eu mais admiro no cenário musical nacional da atualidade é o Cordel do Fogo Encantado. Abaixo um pouquinho sobre a história deles...

CORDEL EM SAMPA DENOVO!
Dia: 12/08 Local: Praça da Paz/Ibirapuera.
Evento: Re-estréia do festival cultural "Sesi - bonecos do Brasil".
Horário: A definir.
Preços: Aberto ao público!

SESC Santo André
Dia(s) 05/08 Sábado às 20h



Em 1997 um grupo teatral voltou a atenção para a cidade de Arcoverde. Nascia o espetáculo Cordel do Fogo Encantado. Na formação, Lira Paes, Clayton Barros e Emerson Calado. Por dois anos, o espetáculo, sucesso de público, percorreu o interior do estado.
Em Recife, o grupo ganhou mais duas adesões que iria modificar sua trajetória: os percussionistas Nego Henrique e Rafa Almeida. No carnaval de 99 o Cordel se apresenta no Festival Rec-Beat e o que era apenas uma peça teatral, ganha contornos de um espetáculo musical. Ao lirismo das composições somou-se a força rítmica e melódica dos tambores de culto-africano e a música passou a ficar em primeiro plano.
A estréia no carnaval pernambucano mais uma vez chamou a atenção de público e crítica e o que era, até então, sucesso regional, ultrapassou as fronteiras, ganhando visibilidade em outros estados e o status de revelação da música brasileira.
Na formação, o carisma e a poesia de Lira Paes, a força do violão regional de Clayton Barros, a referência rock de Emerson Calado e o peso da levada dos tambores de Rafa Almeida e Nego Henrique. O Cordel do Fogo Encantado passa a percorrer o país, conquistando a todos com suas apresentações únicas e antológicas.
As apresentações da banda surpreenderam a todos não somente pela força da mistura sonora ousada de instrumentos percussivos com a harmonia do violão raiz. À magia do grupo que narra a trajetória do fogo encantado, soma-se a presença cênica de seus integrante e os requintes de um projeto de iluminação e cenário.
Em 2001, com produção do mestre da percussão Nana Vasconcellos, o Cordel do Fogo Encantado se fecha em estúdio para gravar o primeiro disco, que leva o nome da banda. A evolução artística amplia ainda mais o alcance do som do grupo que, mesmo atuando independente, ganha mais público e atenção da mídia, por onde passa.

Cordel do Fogo Encantado é:
Lira Paes – voz e pandeiro.
Clayton Barros – violão e voz.
Emerson Calado – percussão e voz.
Nego Henrique – percussão e voz.
Rafa Almeida – percussão e voz.


fonte: http://www.cordeldofogoencantado.com.br/

terça-feira, julho 18, 2006

O fim trágico da Braulio Underwear.

Sexta-feira, o cardápio é carioca. Feijoada! Hummm. O terror começou. O trabalho ficou difícil, a cabeça não recebe oxigênio algum. Todo o meu sangue está no aparelho digestivo. Isso sim é força tarefa. Durante toda tarde sinto pena dos meus vizinhos de baia. Eu creio que meu metabolismo seja anormal, transformo tudo que consumo em butano. Não consigo nunca passar dos 75kg na balança.

Sábado acordo cedo, vou com o meu amor comprar umas coisinhas para o nosso lar. Pedreira é o nome da cidade.

Precisei de uma coca-cola logo cedo. Estouramos o orçamento em poucos minutos. Até o final das conturbadas compras, descarrego algumas libras, produzidas pelo meu metabolismo, no ar. Nada preocupante, minha amada já acostumou. Até demos um apelido. Package. Este é o nome que damos aos meus lançamentos de butano na atmosfera terrestre.

Almoço. Outra batalha. Digna de verdadeiros druidas. Desta vez é um restaurante mineiro. Sistema self-service. Chouriço, queijos, pernil, lombo, costela suína, farofa, 2 sucos de acerola, picanha, coraçãozinho. Minha esposa pergunta: "E o arroz e Feijão?". Resposta rápida: -"Isso tem lá em casa!". Um pouquinho de ar e lá vamos nós até a geladeira dos doces caseiros. Torta Alemã, pudim de leite, doce de banana, de abóbora e mamão, figo em calda. ahhh. Mau comecei a comer tudo isso e novos packages são lançados ao ar.

Dois cigarros seguidos pra assentar a maçaroca no estomago. Daquele momento em diante todo e qualquer movimento deveria ser precisamente calculado. Os packages não param de chegar! No carro de volta pra casa o silêncio só é interrompido pelos suspiros de satisfação gastronômica e por novos e estonteantes packages.

Chegamos em casa e o resto do sábado se resumiu em tentativas frustadas de assistir filmes. O sono falou mais alto. Ainda tentei dar umas voltas de bike, os vizinhos estranharam aquela bike com escapamento. Alguns vizinhos devem até ter chamado a administração do condomínio pra resolver o problema do fedor das caçambas de lixo. Constrangimento algum para mim.

No domingo acordamos tarde, ainda indispostos. A digestão consumiu muita das nossas forças. Meu metabolismo não se alterou. Muitos packages, mesmo. Uma mistura horrenda de odores e sensações.

Fiquei disperso durante grande parte do dia. Sem muito recurso, mas com muitas idéias, fizemos uma couve-flor empanada coberta com requeijão. Só para enganar, pois em breve iríamos para a casa do Alysson, o combinado seria um churrasco surpresa para nosso amigo Frangão (o terror das panelas), que fizera aniversário dias antes. A surpresa foi tanta, que dimensionamos a comida contando a presença do Frangão, mas a grande surpresa foi o fato dele não aparecer.

Chegando lá a churrasqueira estava à todo vapor, mas não havia ninguém no comando. Não tive dúvidas, assumi a responsabilidade. Primeira leva de lingüiças, depois uma picanha espetacular. Até o Salmão com queijo gruyere fundido e alho poró. A Gabi, coitada, teve que ficar com o tal acarajé. Mas ao mínimo se livrou dos meus packages.

Depois de mais uma comilança dormi como um anjinho.

Segunda-feira, dia de batente. Resolvo não ir mais cedo como faço geralmente. Acordei esquisito e tomei um copo de leite ancião, a geladeria sorriu. Ela não verá mais aquela caixa de leite no seu interior. Acabou.

Cheguei ao trabalho e a concentração não rola. Estomago embrulhado e alguns tímidos packages.

Comecei a sentir que o meu eu interior estava eufórico. Um verdadeiro carnaval do estomago ao intestino e o meu metabolismo ficou comprometido.

Depois de duas sessões de descarrego, que não tem relação nenhuma com o protestantismo, me sinto um pouco melhor. No almoço, não consegui ingerir nada. Os packages estão mais raros e começo a pressentir algo ruim.

Acabou o expediente, a minha amada vem me buscar para irmos as compras do mês.

Sigo temeroso, esquisito. A Janaina ao volante, o som baixo. As palavras escassas. Me concentro nas minhas reações quase involuntárias. À essa altura, os packages devem ser evitados à todo custo. Algo me diz que não sobreviverei até chegar ao caixa com as compras. A oferta de cervejas me animou um pouco. Minha debilidade para encontrar os produtos nas gôndolas era gritante. Pensei comigo, vou liberar um único package e minha vida voltará a ser como antes. Mas para o meu desespero sinto algo quente e estranho vazando pelas bordas da minha cueca predileta. Uma pequena pausa para informar a minha esposa que preciso me retirar com extrema urgencia.

Entro no banheiro errado e quando eu percebo, as senhoras que me seguiam no caminho do banheiro, acabam entrando na outra porta, por uma mera questão lógica.

Volto ao banheiro correto, o masculino. Uma benção divina deixou por ali dois rolos de papel higiênico no mesmo sanitário. Com eles eu limpo 90% da sujeirada toda. Aprendo definitivamente a diferença entre os estados da matéria.

Com um verdadeiro travesseiro feito de papel higiênico entre minhas partes intimas e as roupas eu consigo sair de lá e ligar para a minha mulher.

As compras ficaram no carrinho, perdidas em algum corredor.

Encontrei folhas de jornal no porta-malas e com elas forrei o banco do passageiro. Após 25km de estrada, a auto-estima destruída e o pavor da dúvida ao sentir a necessidade de expelir novos packages, chegamos em casa.

Então começa o saldo da desgraça. Minha cueca predileta precisou ser jogada no lixo. Na sua etiqueta a marca mais bem bolada de todos os tempos, Braulio Underwear. Não era apenas uma cueca, era um presente da minha avó. Com certeza ela não comprou num shopping. Mas a estima sempre foi verdadeira.

Hoje é terça-feira. Nenhum package até o momento. Medo, pavor, insegurança e saudades da minha cueca. Nunca mais usarei a minha Braulio underwear...




Voltar à página incial

sexta-feira, julho 07, 2006

Ironias

O país do "futebol, mulher bonita e carnaval" é também o país do humor e de poucas verdades. Sarcástico e irônico. Sua história quando contada é fantasiosa e equivocada, seu passado é sempre esquecido e vergonhoso, o seu presente é vulnerável e seu futuro duvidoso.

Sua justiça condena o aborto e absolve genocidas ;

Suas leis liberam patentes da nossa rica biodiversidade para os países ricos, em contra partida, o consumo, porte e plantação de erva é proibido.
Sua grandiosa participação no cenário agrícola mundial não consegue evitar que seus filhos continuem morrendo de fome.

Seu povo diz-se orgulhoso da miscigenação e nem pensam sobre sua própria identidade, depois de 500 anos os índios remanescentes continuam sendo tratados como animais.

Seu acervo cultural é imenso e inacessível. Seus verdadeiros artistas são anônimos. Os artistas famosos não conhecem nada sobre arte. Seu povo consome apenas refugo interno e lixo importado.

Sua extensão territorial é politicamente improdutiva, mas quem planta não tem direito a terra.

Sua maioria pobre e massacrada é tolerante, sua minoria rica é mesquinha e tem imunidade para garantir sua manutenção na escala social.

Seu presidente, um ex-operário parece governar para os eternos patrões. Não aprendeu a mandar ainda, só obedece.

Seu povo manifesta o patriotismo a cada quatro anos, durante um mês apenas. Depois disso, inicia-se a campanha eleitoral para presidência da republica, governo estadual e senado.

Sua maior alegria e orgulho é o desfile anual no curral chamado sambódromo, para o deleite de seus algozes nos caríssimos camarotes.

Sua atual corrente propagandista da maquina do governo federal faz lavagem cerebral com os dizeres: "Sou brasileiro e não desisto nunca!". Mas as escolas públicas não ensinam o significado das palavras "orgulho" e "nunca".

Brasil... Mostre tua cara, quero ver quem "recebe"... Pois não aguentamos mais pagar e sustentar tanta hipocrisia. Enquanto isso continuaremos a nos divertir, podemos não ter comida, educação, saúde, teto, terra, às vezes nem dignidade... Mas sem senso de humor jamais sobreviveríamos.

Salve o Bussunda
!



Kural, o visionário....


O texto abaixo foi escrito pelo Kural em resposta a uma discussão sobre um e-mail com conteúdo de auto-ajuda (pps). Não é necessário saber do que se tratava a discussão, além do fato de haver um "peixe" na história.

Divirtam-se....

----------------------------------------------------------------------------------------

O Caos



Nada disso. O peixe, levado vivo à Porto Velho, cortado e após retirado suas víceras, seria preenchido com pasta base para a confecção de cocaína.
De Porto Velho, quebrando barreiras através da Transamazônica, plantando sementes revolucionárias em Altamira e Marabá. A pasta base seria levada através de um carro da Polícia Federal até o Porto de Santos, onde um traficante de renome estaria a espera. Em Santos, um dos integrantes do grupo, conhecido como "Mérlin, o Mago", através do enriquecimento da pasta base, faria uma matéria químico-orgâ ica que através da mutação genética de virus X5-MacDonalds, faria uma devassa comparável a peste negra. O virus, mutável, seria transmitido através de macacos, frangos, vacas loucas, cartas e Big Mac. O mundo estaria agora, à merce deste grupo terrorista. O vírus, mais uma vez espalhado nos países subdesenvolvidos, ao invés de causar a morte, estaria agindo diretamente sobre o sistema nervoso central, na região do córtex, despertando nos seres humanos o desenvolvimento dos sentidos do subconsciente. A bactéria continha genes mutantes de DNA recolhidos de amostras de sangue de doadores voluntários. Dentre os voluntários, estariam pessoas dadas como mortas como Ernesto Guevara de la Sierna, Luis Carlos Prestes, Carlos Lamarca, Carlos Mariguella, Tiradentes, Antônio Conselheiro, Chiquinha Gonzaga, Lampião e Elvis Presley.

O vírus mutante estaria se espalhando pelos quatro cantos do mundo, despertando nas pessoas cuja tendência política se aproximara dos doadores da experiência, um sentimento de revolta contra todo um sistema neo liberal.



A Revolta pelo Mundo

O vírus, após o contágio de milhões de seguidores de Vladimir Ilich Ilianov (vulgo Lenin) e Leon Trotsky, deu origem ao "Exército Bolchevique Pela Libertação Dos Operários E Pela Retomada Do Crêmlim Através Do Consumo De Vodka".
No México, Zapatistas se juntaram em todos os cantos do México, formando o "Exército Pela Libertação Dos Tacos Mexicanos Contra O Nafta". Na Espanha, grupos radicais remanecentes do Exército da Guerra Civil Espanhola, juntamente com o ETA, formaram o "Exército Do País Basco Pela Luta Contra O Presidente Que Apoiou A Guerra Covarde no Iraque".
Na India, a empresária Sin Sin sa la Bin Gandhi, filha legítima de Mahatma Gandhi, após anos usando as roupas de algodão confeccionadas por ela mesma, resolveu lançar um grife que hoje, o faturamento anual ultrapassa os 43 Bilhões de
dólares. Está patrocinando um grupo paramilitar chamado "Exército da Caxemira Contra Essa Porra Dessa Zona, Afinal, Isso Aqui Pertence A Quem?".
Na Colombia, a famosa "Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia" (FARC), após tomar de assalto o presídio de segurança máxima de Presidente Bernardes, libertou o lider religioso Fernandinho Beira Mar, que assim como Gandhi, pretende abrir caminho até o mar, fazendo jus ao seu nome. A viagem não tem como proposta tomar a indústria do Sal e sim, de um outro produto brasileiro parecido do tipo exportação.
O Sal Iodado e Bicabornado. Na China, as crianças escravas responsáveis pelas linhas de montagem do "Pentium 4" e "Nike Produtos Esportivos", com bandeiras em nome de Mao Tse Tung estão implantando o Maoísmo e vem, tomando todas as propriedades privadas e distribuindo ao povo, ganhando cada vez mais adeptos. Estão patrocinando um grupo guerrilheiro denominado "tlecento e calenta e tinco" que está sediado em sua base, Stand Center Brazil.
No Oriente Médio, a "Organização do O Petróleo É Nosso" assumiu os dois atentados terroristas que levou a morte de milhares de pessoas no Afeganistão e Iraque. Felizmente a CNN, com uma câmera escondida dentro de um dos prédios onde estariam escondidos os líderes Sadam Hussein e Bin Laden, descobriu que o grupo estaria blefando e que os atentados teriam sido elaborados por um outro grupo terrorista denominado CIA.
No Canadá, o "Exército pela Libertação dos Estados Unidos do Canadá" está em conflito interno afinal, por que se libertar da parte da frente da casa se o quintal é a melhor parte. A ala radical "Sim, Nós Somos o Quintal Americano" está contra pois o Toronto Blue Jays está próximo as Finais da World Series.
No Brasil (demorou...), houve uma reuniao entre o "Terceiro Comando", "Comando Vermelho" e "Fernandinha Abreu" para desenvolver um projeto que se chama "O Novo Carioca Invadindo o Mundo". A princípio, a idéia é que todas as pessoas residentes nos morros cariocas invadam o asfalto, tornando assim impraticável o governo "Rosinha". Em países da América Latrina (tomei emprestado viu, William), o "Tupamarismo" ganha força, com ações enérgicas nos grandes centros urbanos.
Estes grupos já dominam Megalópoles como São Paulo, dominando todo o sistema de transporte, saúde e educação. Num sistema belicoso e militarista, as crianças, desde pequenas são obrigadas a utilizar fardas vermelhas com estrelinhas amarelas, com os dizeres: " Governo da Reconstrucao ".
Em algumas regiões menos desenvolvidas, cujas relações servis ainda se dão por Suseranos e Vassalos, alguns suseranos estão se fortalecendo através de pactos de confiança. ACM, Hugo Chavez e Henrique Meireles formaram o trio "Conosco, ninguém Fodosco".


A tomada violenta do poder

Em Genebra, o plenário estaria a discutir o fim do mundo: OMC, FMI, OMS, Otan, CIA, ONU, MST, FHC e PT estariam discutindo uma maneira de distribuir a conta para o fim do mundo, afinal, se o mundo é de todos, a conta deveria ser repartida. Do lado de fora, manifestantes representantes do "Poder Temporal" do novo sistema político vigente, estaria em romaria, carregando a imagem do "Peixe Revolucionário da Libertação do Sagrado Coração de Jesus Cristo do Ministério de Belém do Sétimo Dia - O Pão da Vida". A catequese, formada pelos membros da "Confederação Nacional dos Bispos do Brasil" (CNB do B) teria viajado para Genebra através de Roma, criando uma nova rota para a distribuição do virus.

Dia D
Genebra Palace Hotel, com máscaras de Sadam, Bush, Bin Laden, Beira Mar...
( continua )



Se você quer o final da história, envie um e-mail para "Kural Visionário" < claudio_tetsuo@yahoo.com.br>

SABOTAGE - 04/11/2003 (Coluna Epidemia Urbana)

Morre outra Flor do lixão!
Não quero copiar ninguem, mas os Racionais escreveram uma coisa interessante: "Até no lixão nasce flôr!"

Sempre tentei (e ainda tento) encontrar algumas respostas que a humanidade procura a milhões de anos, já caminhei bastante e encontrei apenas duas:

1. A morte é uma certeza.

2. Não existe muita lógica para as coisas.

É claro, tenho minhas crenças que me respondem isso, mas é a minha fé que garante sua veracidade.

O memorável Mauro Mateus dos Santos (Sabotage), 29 anos, deixa os palcos, o cinema e a vida. Esse cara é apenas mais uma "flôr que nasceu no lixão", como tantos outros, não resitiu aos males do próprio lixão. Na rotina da periferia a desgraça já é cotidiano, na rotina do marginalizado, a única diferença entre a vida e a morte é um número (estatísticamente falando!) um a mais, um a menos.
Mas eis que somos humanos e percebemos que sequelas são inevitáveis, e então nos lembramos de três seres humanos que ainda não podem entender tudo isso: Anderson, de 10 anos, Tamires, de 7, e Larissa, de 5.

É isso aí, restaram sementes, graças à Deus.
Ontem mesmo estive pensando sobre o ônibus que um maluco sequestrou no Jabaquara. A estrela por um dia, alvo do Datena, em breve será esquecido, mas os problemas da sociedade continuam e a cada episódio da vida real (BIG POBRES 3) percebemos que eles se agravam.
Quais as nossas atitudes, quais os nossos anseios??? De subtração em subtração, não sentimos mais o cheiro das flores, nem o valor da vida, perdemos a referencia do certo e errado, isso quando não perdemos a própria vida... (À custo do quê mesmo?!)

Lamento pelo Sabotage, lamento pela nossa insignificância, lamento ter que escrever isso, lamento...


Wil CdeI

Por aqui, por ali... - 04/04/2004

Ao ver a arma opressora "Rede Globo de Televisão", por sua vez concessão do estado militar, expressando no Fantástico, Faustão e outros meios de manipulação a sua consideração ao HIPHOP, sinto muito medo.

Não sei se é uma reação de defesa política, muito bem arquitetada, imaginando que vamos copiar os quadrúpedes Norte-Americanos que se contentam em ostentar suas jóias e carrões na televisão.

O pesadelo do pop já é fato. Em todo o mundo a arte que sai das periferias, classes operárias ou desfavorecidas em geral, estão se firmando. Sinto que as condições são favoráveis, mas ainda questionam quem as promovem. De qualquer forma não é mais possível sermos ignorados, por isso devemos redobrar nossos cuidados.

Peço, pela cautela de todos os envolvidos no movimento HIPHOP, uma responsabilidade muito maior em guiar a nossa massa que foi massacrada pela ignorância.

Vejo alguns irmãos dando entrevista e falando sobre o seu resgate da marginalidade através do RAP, penso que o RAP é apenas um meio de ampliar pensamentos, idéias, questionamentos e discernimento pra nossa própria evolução. Assim já houve o Reggae, o Samba, a MPB, MangueBeach, etc. Temos mais uma veia crítica: como essas idéias poderiam ecoar nos ouvidos da molecada que está usando isto como referência.?

Eis aqui o meu recado:

- Não nos contentemos com a obrigação alheia executada. Reavaliemos sempre os nossos ideais até para com aqueles que tem culpa de ser a minoria. São estas mentes que o hiphop precisa persuadir, corrigir, catequizar. Pois um inimigo aniquilado também significa um aliado a menos. Por outro lado, não fique à vontade quando estiver do lado de lá, ou os de cá podem continuar do lado de cá!


Voltar à página incial

INDUTO DE FÉ - 04/11/2003

Reza a lenda que filho de ladrão só fica gordinho quando o pai tá na rua.

O Induto oferece uma nova chance de deflagrar o mistico efeito colateral da socio-mediocridade brasileira. Circulo vicioso, muro de chumbo que cada vez fica mais estreito, o lado A e lado B estão quase sem fronteiras. A distrubuição de renda do mundo cão é feita à mão armada, uma bela poesia onde 13º. do assalariado faz a vez de quem não tem nenhum salário o ano todo.

Festas, tempo de alegria, confraternização e é claro... acerto de contas, quem é sabe e, a novela se repete: vários homícidios, assaltos e chacinas. O ódio tem vez no coração de quem nunca acreditou em papai noel, assim como a vontade de começar de novo e fazer tudo diferente, até que novas portas sejam fechadas.

Como eu sempre insisto, as portas só se abrem se você bater nelas. A favela tá cheia de inteligência e disposição, mas não pode criar somente arquitetos que desafiam a lei da gravidade nos morros com seus barracos voadores.

Sacrificio e fé nunca são em vão quando temos disposição, objetivo e determinação. Cada opção é uma opção, eu respeito, mas lamentação, eu sinto muito, temos cabeças pensantes que fazem o RAP, temos mentes brilhantes que burlam sistemas de segurança, temos artistas do cotidiano e economistas do caos que sobrevivem com nada e ainda conseguem tomar umas biritas no boteco.

Então este é o meu convite, um 2007 de tomada de posse, um
2007 de cabeça erguida, onde o primeiro passo se dá com a subtração do sentimento de automarginalização que carregamos, um 2007 onde possamos ocupar nosso espaço de direito, um 2007 que fortaleça a união pela união, não a união para o confronto, um 2007 de reinvidicação, com ou sem gritos, pelo direito à vida, pelo direito a dignidade, aos sonhos. Um 2007 de muita coragem, um 2007 de basta a hipocrisia.

Recomeçar é repensar o passado e presente, repensar o futuro, repensar a vida.

Voltar à página incial

quinta-feira, julho 06, 2006

Realidade.... Brasil ou França?

Seria fácil divagar sobre futebol, mas esse assunto já saturou até os mais fanáticos pelo ópio nacional. Eu prefiro exercer um pouco de patriotismo tentando enteder sobre os rumos e nortes do PINDORAMA.

Ronaldo ou Zidane, fodam-se!

Se você prefere as conclusões brilhantes do Pedro Bial, não percorra as linhas seguintes. Mas se pra você faz diferença o país que entregaremos aos nossos filhos, sobrinhos ou netos, aproveite a matéria abaixo!

Alguns itens são muito discutíveis, e é isso que eu gostaria de fomentar...



Breve Balanço do Governo Lula - 2003 - 2006

ECONOMIA

Recordando: o Brasil em 2002 - FHC

Em 2002, FHC deixou o governo em um grave quadro de deterioração:

- Redução da capacidade de investimento;
- Elevação da taxa de inflação;
- Elevação da taxa de juros;
- Saída de recursos da nossa economia;
- Desmonte do Estado (privatizações)

2003: Objetivos do Governo Lula

- Superar a crise econômica;
- Recuperar a estabilidade e a credibilidade do País;
- Criar condições para um novo ciclo de crescimento sustentado da economia;
- Instaurar um novo modelo de desenvolvimento com:
- Geração de emprego;
- Distribuição de renda;
- Inclusão social.

Criando as condições favoráveis

- Inflação baixa;
- Política fiscal responsável;
- Relação dívida pública/PIB estável;
- Superávits comerciais e em conta-corrente;
- Dívida externa pequena;
- Redução do risco país;
- Nova inserção no cenário mundial;
- Recuperação do investimento do Estado;
- Reconstrução do Estado.

Inflação sob controle



Balança Comercial Positiva


Reservas Externas Aumentaram


Diminuição do Risco País


Evolução do Salário Mínimo Nominal


Poder Aquisitivo do Salário Mínimo


Geração de Empregos Formais
Em 2004 e 2005 mais de 2,7 milhões de empregos foram
criados no setor formal da economia.


Queda na taxa de desemprego


Turismo
Recorde histórico na geração de divisas pelo turismo, com duplicação da entrada de divisas


Indicadores Macro-Econômicos
(Menor inflação, desde 1998)


FOME ZERO

- Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar
- Agricultor produz e o Governo garante a compra. (Inclui o Programa do Leite);
- Já beneficiou diretamente 140 mil produtores e 2,3 milhões de pessoas , em 1.698 municípios

Bolsa Família

- 8,7 milhões de famílias atendidas – 35 milhões de pessoas;
- Corresponde a 77% das famílias com renda familiar per capita menor que R$ 100;
- Está presente em 100% dos municípios do país.
- Entre 2002 e 2005, triplicou os recursos investidos em Transferência de Renda


EDUCAÇÃO

Brasil Alfabetizado

- Alfabetizou 5,3 milhões de pessoas, desde 2003;
- Recursos aplicados cresceram 48% em relação a 2002;

Prouni

- 112 mil bolsas em 2005 e mais 130 mil bolsas em 2006;
- 49 mil bolsas no sistema de cotas étnico-raciais;
- Bolsa Permanência R$ 300 para curso integral.

SAÚDE

- Saúde da Família e Hospitais
- Aumento de 51% no número de equipes e de 30% no repasse do Piso de Atenção Básica;
- Em andamento as obras de 56 Hospitais, incluindo todas as capitais


HABITAÇÃO

- Investimento cresceu 82%, alcançando R$ 9 bilhões
- Nº de atendimentos cresceu 31% priorizando famílias com renda de até 3 salários mínimos


Investimento cresceu 82%, alcançando 9 bilhões


REFORMA AGRÁRIA

- Foram assentadas 245 mil famílias
- Média
governo Lula: 82 mil famílias/ano
- Média do Governo FHC - 68 mil famílias/ano

- 22 milhões de hectares para Reforma Agrária
- Média governo Lula: 7,5 milhões de hec/ano
- Média do Governo FHC - 2,5 milhões de hec/ano

Total investido em aquisição de terras



LUZ PARA TODOS

- Instalações Gratuitas alcançando 2,6 milhões de pessoas;
- 277 mil em assentamentos rurais;
- 25 mil em comunidades quilombolas;
- 10 mil em terras indígenas;
- Investimentos: R$ 3,1 bilhões contratados;
- Formação de 1.600 eletricistas
- Reaquecimento das Indústrias de Equipamentos e Materiais:
- 730 mil postes;
- 105 mil transformadores;
- 134 mil km de cabos elétricos

CULTURA

Pontos de Cultura

250 Pontos de Cultura implantados até 2005 e mais 350 até 2006

SEGURANÇA PÚBLICA

Campanha do Desarmamento

- 460 mil armas arrecadadas.
- Propiciou redução de internações hospitalares por ferimentos causados por arma de fogo
- Queda em mais de 8% nos casos de homicídios por arma de fogo.

Operações realizadas pela Polícia Federal

- 127 operações especiais de combate a diversas modalidades criminosas (fraude, evasão fiscal, corrupção, etc), resultando em 2.211 pessoas presas.
- 56 operações especiais de combate ao tráfico de drogas

Volume de operações da PF


Volume de presos da PF


MEIO AMBIENTE

- Realização de duas Conferencias Nacionais;
- Realização de duas conferências nacionais Infanto-juvenis
- Criação de convênios com a Polícia Federal;
- Lei de Gestão de Florestas Públicas: um dos instrumentos para viabilizar a preservação das nossas florestas;
- Criação de Áreas para Preservação da Mata Atlântica;
- Pavimentação sustentável: O asfaltamento da rodovia BR 163, que corta a Amazônia, ligando Cuiabá(MT) a Santarém(PA);
- Política Nacional de Resíduos Sólidos: foi elaborada uma proposta para uma primeira Política Nacional de Resíduos Sólidos;
- Plano Nacional de Recursos Hídricos: construído com ampla participação de todos os segmentos pertinentes à área.

Redução do Desmatamento da Amazônia

- Pela primeira vez, em nove anos, houve queda no desmatamento;
- Plano de Ação para Prevenção e Combate ao Desmatamento da Amazônia, coordena ações de 13 ministérios.

Evolução do desmatamento da Amazônia
(Área desmatada em km2)


AGRICULTURA

Avanços no campo - recordes históricos

- Agricultura familiar: Financiamento cresceu 275% nas últimas três safras, atingindo R$ 9 bilhões na safra 2005/2006; 1 milhão de novas famílias incluídas
- Agronegócio: Financiamento cresceu 80% nas últimas três safras, atingindo R$ 44,3 bilhões na safra 2005/2006


LOGÍSTICA E ENERGIA

Rodovias

- Prioridade para pólos de exportação, turístico e de regiões em desenvolvimento;
- Foram recuperados 23% da malha federal - 9,1 mil KM;
- Operação Emergencial em 26 mil Km em 25 estados

Aeroportos

- Ampliação e modernização da infra-estrutura;
- Capacidade instalada foi de 97 para 117 milhões de passageiros/ano.

Energia

- 45 Usinas concedidas num total de 13.037 Megawatts;
- Acréscimo de 10 mil km na rede com investimentos de R$ 7,8 bilhões;
- Duplicada a capacidade de exportação do N para o SE;
- Cresceu 2,5 vezes a capacidade de importação do NE;
- Cresceu 45% a capacidade de importação do Sudeste/Centro-Oeste;
- Cresceu 87% a capacidade de importação do Sul
- Ampliação da malha de Gasodutos em todo país

Petrobras

- Em 2006, o Brasil tornou-se auto-suficiente em petróleo;
- Aumento da Produção de Óleo Crescimento;
- Aumento de 382% no Valor de Mercado da Empresa de U$ 15,5 bi em 2002 para U$ 74,8 bi em 2005

Fontes:
Secretaria Geral da Presidência da República
Organização:

Diretório Municipal do PT de Jundiaí (Junho de 2006)



segunda-feira, julho 03, 2006

Igualdade, Libertade e Fraternidade!!!

Isto foi publicado no site Epidemia Urbana exatamente à um ano, santa ironia! O título era outro, mas...

BRASIL, TERRA DE TODOS E DE NINGUÉM - 07/03/2005


Providência, é o que precisamos. Providência! Nem que seja divina. Até quando assistiremos calados?

Não é uma questão de propriedade, nem o conceito de fronteira. É apenas uma questão de justiça, pela igualdade, a favor da liberdade.

Tenho medo de que meus filhos não compreendam o significado das palavras “justiça”, “igualdade” e “liberdade”.Já vieram profetas, poetas, malucos, gente de todo tipo tentar devender tais ideais. Agora sonho apenas em defender o significado das palavras, ou no mínimo a manutenção delas no dicionário. Pois é lá, definitivamente, que residem as palavras que não tem utilidade prática.

Neste momento clamo por providência. Talvez clamasse por fraternidade, que nada!

Lutamos por liberdade, e conseguimos. Conseguimos uma liberdade limitada, assitida e velada. E tudo tem seu preço. É tudo que a justiça pode conseguir a quem não faz questão da igualdade.

No meio de tanta riqueza, clamamos por igualdade, e só conseguimos expressá-la em forma de uzura, ganância e sede de poder. Poder este que compra a justiça, promover a desigualdade e claro, compra sua liberdade para todo o sempre, te mantendo preso ao ciclo vicioso to poder, garantindo assim a sua própria "justiça".

Suplicamos por justiça, mas esta só funcionaria nos moldes da lei. Lei esta que não prega a igualdade e muito menos a pratica. Lei esta que restringe e define os limites da liberdade. Edificada por quem detém o poder de definir o que é certo ou errado com o único propósito de julgar e privar da liberade quem não a pode comprá-la.

Sendo a igualdade uma questão de justiça, somente podemos ser iguais compartilhando ideais. Ainda que a liberdade nos proporcione a oportunidade de gritar, ainda não aprendemos como, não entendemos o seu significado, tão pouco seu sabor.

Por esta razão clamo por providência, mas a quem, como?

Providência contra ninguem, providencia a favor de todos, a favor da nossa terra, em prol da igualdade entre seus filhos, da justiça contra os exploradores e traídos que não medem esforços para destruir qualquer vestígio dessa tal igualdade, tão pouco sabem o que significaria "fraternidade".


PAZ!



Voltar à página incial